ASSINE
search button

Sebrae lança indicadores das micro e pequenas empresas

Compartilhar

RIO - O Sebrae/RJ lança nesta terça-feira, às 10h30, os IMPEs - Indicadores das Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio de Janeiro.

Compostos pelo IDES (Índice de Desempenho), IDIN (Índice de Dinamismo) e ICON (Índice de Confiança), os IMPEs foram desenvolvidos em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas), que fará a apuração. A criação desses índices integra a estratégia do Sebrae/RJ em utilizar ferramentas de mensuração adequadas, que permitam um acompanhamento conjuntural, estrutural e prospectivo das micro e pequenas empresas (MPEs) fluminenses.

- Queremos levantar dados confiáveis sobre as MPEs, que ajudem a orientar nossos futuros projetos. Com base nestes índices, poderemos maximizar nossos esforços e obter resultados melhores - afirma o diretor-superintendente do Sebrae/RJ, Sergio Malta, que fará a apresentação dos IMPEs para a imprensa.

O IDES, que será calculado mensalmente, usa variáveis como faturamento, pessoal ocupado e massa salarial para monitorar o desempenho conjuntural do setor.

O ICON, que será trimestral, captará a expectativa das pequenas empresas em relação ao ambiente de negócios nos seis meses subseqüentes.

Já o IDIN, também trimestral, avaliará a implementação de medidas relacionadas ao aumento da competitividade nas micro e pequenas empresas.