ASSINE
search button

Bolívia e Petrobras reiniciam negociação sobre preço de gás

Compartilhar

LA PAZ - O Governo da Bolívia e a Petrobras retomaram nesta quarta-feira as negociações sobre o preço do gás boliviano exportado para o Sudeste brasileiro, informou uma fonte governamental em La Paz. Executivos da estatal brasileira se reuniram com o presidente da estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB), Juan Carlos Ortiz, na cidade de Santa Cruz.

Segundo a fonte, a reunião continua nesta quinta e faz parte do novo período de negociações de 30 dias que foi acertado entre as partes no dia 8 de novembro. A Bolívia pretende realizar um aumento substancial na tarifa do gás natural pago pela Petrobras, situado atualmente em US$ 4 por cada milhão de unidades térmicas britânicas (BTU).

O volume exportado para a região Sudeste chega aos 26 milhões de metros cúbicos diários, praticamente a metade do consumo de gás natural do país.

O contrato, em vigor desde 1999 e que vence em 2019, estabelece a possibilidade de as partes irem a uma arbitragem internacional caso não haja acordo sobre os preços.

As autoridades bolivianas já conseguiram fazer no fim de junho com que a Argentina pague US$ 5 por milhão de BTU, por um volume que atualmente ronda os 4,5 milhões de metros cúbicos por dia.