ASSINE
search button

Pag. 18 - Em 2006, advogados evitaram na Justiça o confisco de campos de golfe

Compartilhar

Como uma relíquia de um tempo distante, o Caracas Country Club representa muito do que Hugo Chávez abomina.

Entretanto, apesar de vários sócios se irritarem com as tentativas do governo de exercer um controle maior sobre a economia, alguns viram suas fortunas aumentarem através de acordos secretos com Chávez.

Para piorar, os laços do clube com um dos maiores obstáculos de Chávez, os Estados Unidos, são tão fortes que um ex-embaixador americano, C. Allan Stewart, morreu após um ataque cardíaco enquanto jogava golfe nos seus gramados, e os nomes dos seus fundadores, incluindo empresários de uma companhia petrolífera, estão gravados nas paredes.

Depois da difícil coexistência, Chávez pediu, no mês passado, que esses clubes de golfe da cidade se comprometessem a ajudar ou abrigar sobreviventes da enchente. Caso contrário, ele disse em tom de ameaça que iria interferir.

A reação à situação do clube reflete a do próprio país polarizado. José Bejarano, 34, motoboy que trabalha próximo ao Country, diz que foi difícil derramar lágrimas por uma terra tão privilegiada.

– Estamos em estado de emergência, e o clube tem terras vazias que podem ser usadas para os pobres – conta.

Antonio Jerez, 42, dono de uma banca de jornais, afirma que a tomada de posse do clube seria uma estupidez.

– Nosso presidente não respeita ninguém, como se ele fosse a única pessoa merecedora das coisas boas da vida – diz.

Histórico de confusões O clube já enfrentou desa.

fios à sua autonomia antes.

Em 2006, o prefeito de Caracas ordenou abruptamente a aquisição do campo de golfe da cidade. Contudo, manobras dos advogados do clube e brigas entre os aliados do pre sidente impediram a tomada do famoso campo.

Muita coisa mudou desde então. Entretanto, explicando o medo que se instalou no clube este mês, Chávez, conhecido por ter revelado publicamente suas metas de desapropriação, disse que podia ver a extensão do clube, o campo de golfe vazio, de cima, no seu helicóptero.

Continua na página seguinte. 50 mil dólares foi a desvalorização do título de sócio do Caracas Countr y.