Jornal do Brasil

Quinta-feira, 17 de Abril de 2014

Cardeal Orani Tempesta

Inicia-se o ano com São Sebastião

Dom Orani Tempesta

Após os festejos natalinos e a comemoração do réveillon que chamam a atenção de tantas pessoas, a cidade do Rio de Janeiro começa a sua movimentação e a sua caminhada anual com o seu padroeiro: “São Sebastião”! No dia 7 de janeiro iniciamos a trezena preparatória para a festa no dia 20 de janeiro.

É uma oportunidade para a réplica da imagem histórica trazida por Estácio de Sá quando fundou a cidade há quase 450 anos percorrer os vários locais significativos da metrópole. Da pequena vila iniciada na Praia Vermelha e depois transportada para o Morro do Castelo brotou a cidade maravilhosa, cantada em prosa e versos por todos os que a conhecem.

São Sebastião é padroeiro da cidade e da Arquidiocese. Ele foi soldado do Império Romano no final do século III e início do século IV, e sofreu o martírio em Roma em virtude de sua fidelidade a Cristo e à Igreja. É modelo de fé, coragem, constância e disponibilidade. Sua presença junto aos cristãos perseguidos presos e seu testemunho de evangelizador mesmo depois da tentativa de matá-lo com as flechas demonstram a sua coerência e firmeza na fé. Pedimos a Deus que nos dê essa mesma firmeza e o mesmo ardor missionário que motivou o jovem Sebastião a testemunhar Jesus Cristo até o fim de sua vida. Ele foi discípulo de Jesus Cristo, a quem anunciou com a palavra, gestos e com a vida. Discípulo do amor e da caridade! A sua dedicação aos irmãos demonstra até onde chega esse amor ao próximo!

A trezena de São Sebastião é uma grande missão popular, através da peregrinação com a imagem missionária de nosso padroeiro, que percorre os mais variados locais. Ele é exemplo de um carisma a seguir na vida cristã. Assim, testemunhamos publicamente a fé em Jesus Cristo!  

Neste ano recém-iniciado, segundo a indicação do 11º Plano de Pastoral da Arquidiocese, iremos celebrar o “Ano da Caridade”. No ano passado aprofundamos a fé em âmbito mundial e vivemos aqui em nossa cidade o ano da igreja e da juventude. A Jornada Mundial da Juventude foi o ponto alto no ano que findou, e nos ajudou e entusiasmou a fortalecer e testemunhar a fé.

Agora é tempo de testemunhar a Caridade. Sabemos que amor e caridade significam a mesma coisa. Sabemos também que, entre os cristãos, o termo caridade tem sido mais destinado ao socorro de quem está sofrendo. Sabemos, por fim, que nunca podemos separar o amor a Deus do amor aos irmãos, e que este amor aos irmãos tem maior sensibilidade para as situações de agudo sofrimento.

Escolhemos neste ano o tema da trezena e da festa de São Sebastião para nossa Arquidiocese: “São Sebastião, discípulo do amor e da caridade”. Com isso, esperamos articular ainda mais nosso vicariato para a caridade social e os trabalhos sociais em nossa cidade. No dia da festa do padroeiro iremos abrir oficialmente o “Ano da Caridade”. Desde já convido toda a Arquidiocese para participar conosco da grande procissão no dia 20 de janeiro, saindo às 16 horas da Paróquia de São Sebastião para a nossa Igreja Mãe, a Catedral de São Sebastião. Iremos viver esse ano até o domingo de Cristo Rei, 23 de novembro. E na véspera viveremos juntos a Festa da Unidade Arquidiocesana, agradecendo pelo ano vivido e pedindo pelo ano que chega.

A frase bíblica que nos acompanhará durante os dias da trezena foi tirada de 1Cor 13,3: “Se eu não tiver caridade, de nada adianta”. Que ela nos inspire ainda mais em nossa missão evangelizadora e na alegria de sermos missionários. Que seja uma contínua conversão para colocarmos em prática essa missão.

A festa do padroeiro da Arquidiocese envolve a todos. Por isso, todas as paróquias são convidadas a celebrarem a festa de São Sebastião junto com as que têm a denominação do padroeiro. Celebremos todos com alegria, e no dia 20 participemos com entusiasmo da procissão. 

Iniciando agora a trezena de São Sebastião, convido a todos para estarem em suas paróquias ou na Arquidiocese para que, inspirados pela vida e martírio de São Sebastião, continuemos como discípulos missionários e anunciemos a alegria do Evangelho a todas as pessoas.

São Sebastião, rogai por nós!

† Orani João Tempesta, O. Cist. 

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

Tags: arcebispo, Artigo, coluna, JB, orani

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.