Celebridades apóiam campanha contra a pobreza

JB ONLINE

-

PORTO ALEGRE Celebridades vão se juntar, hoje, para mostrar seu apoio à Chamada Global para a Ação contra a Pobreza (GCAP), assinando um documento de adesão às propostas da campanha. Federico Mayor Zaragoza (Ex-Diretor Geral da Unesco), Poul Nyrup Rasmussen, ex-Primeiro Ministro da Dinamarca e atual Presidente do Grupo Socialista do Parlamento Europeu), junto com Roberto Sávio, presidente do Comitê Executivo da IPS, vão se juntar na sala H201 para apoiar a GCAP. Outras celebridades, como o prêmio Nobel José Saramago e o escritor uruguaio Eduardo Galeano também foram convidados.

A Chamada Global para a Ação contra a Pobreza foi lançada oficialmente no dia 27 de janeiro, em Porto Alegre, durante o Fórum Social Mundial em um evento que contou com a presença do Presidente Luis Inácio Lula da Silva, que mostrou seu apoio à iniciativa. No dia 28 de janeiro, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, diversas celebridades também expressaram seu compromisso com a campanha. Entre elas estavam Bono (U2), Mary Robinson (ex-Alta Comissária das Nações Unidas para Direitos Humanos e atual Presidente da Oxfam Internacional), o ministro das finanças da Inglaterra Gordon Brown, Sharan Burrow, Presidente da Confederação Mundial de Sindicatos Livres, e o ministro das finanças francês Herve Gaymard.

A Chamada Global para a Ação contra a Pobreza é uma aliança mundial de centenas de organizações não governamentais, movimentos sociais, sindicatos, grupos de mulheres, defensores dos direitos humanos, entidades internacionais e grupos religiosos. A campanha está demandando dos líderes mundiais que cumpram seus compromissos com a justiça nas relações comerciais, mais e melhor ajuda para o desenvolvimento e cancelamento total das dívidas dos países mais pobres. Também está demandando transparência e responsabilidade de todos os governos em seus planos para eliminar a pobreza e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.