JB ONLINE
- Juliana Lanzarini
PORTO ALEGRE - O Grupo Crítica Radical e a União das Mulheres Cearenses fizeram hoje uma manifestação em protesto contra a repressão policial do último dia 27, quando o presidente Luís Inácio Lula da Silva discursava.
O grupo se manifestava em frente ao Gigantinho, – estádio onde se encontrava o presidente - quando policiais reconheceram Verônica Maria Rodrigues de Souza, 32 anos, responsável por ter jogado uma torta no rosto do ministro Berzoini, no último FSM.
De acordo com os relatos das vítimas, o Grupo que acompanhava Verônica na manifestação teria sido levado para a parte de trás do estádio onde teriam sofrido agressões como chutes e puxões de cabelo. Verônica e Robson de Oliveira teriam sido conduzidos à força para os banheiros feminino e masculino para serem novamente agredidos.
O boletim médico de atendimento do Hospital de Pronto Socorro da Prefeitura Municipal de Porto Alegre comprova que Verônica sofreu agressão física no
braço, antebraço e pulso, além de contusões pelo corpo.
Segundo Robson de Oliveira, do Grupo Crítica Radical, os policiais quiseram impedir que as manifestações do ano passado se repetissem em 2005. "Não identificamos os policiais masculinos, mas o capitão chamou a policial que agrediu Verônica pelo nome de Rose. Fomos humilhados por sermos do Ceará. Me jogaram na parede do banheiro, deram tapas na minha cara e puxaram meus cabelos", contou Robson.
A professora de História Rosa Fonseca conta que o grupo de 13 pessoas veio de Fortaleza especialmente para o evento. Ela critica a continuidade do modelo econômico anterior pelo governo Lula. "Ele faz a mesma coisa que FHC, tirando o direito dos trabalhadores. Governa na lógica do capitalismo e não da população", justificou Rosa.
O grupo imprimiu mais de 10 mil livretos informativos intitulados "A Miséria da Política, a Política da Miséria". O informativo alerta sobre o modelo destrutivo do capitalismo que surgiu com o advento da modernidade, iniciada a partir da invenção das armas de fogo.
Com Maria Cecília Samtiago