ASSINE
search button

Com Itália como convidada, Festival de Gramado começa hoje

Compartilhar

Com a Itália como país convidado de honra, o 46º Festival de Cinema de Gramado abre oficialmente sua programação nesta sexta-feira (17), com a exibição de dois longas-metragens brasileiros inéditos no circuito nacional. Fora de competição "O Grande Circo Místico", de Cacá Diegues, é inspirado no poema de Jorge de Lima, e com trilha sonora de clássicos de Chico Buarque e Edu Lobo. 

O filme conta a história de cinco gerações de uma mesma família circense, do apogeu à decadência, passando por grandes amores e aventuras. A segunda produção a ser exibida será "A voz do silêncio", de André Ristum, que é o primeiro filme em competição a ser projetado neste ano.    

A Itália, por sua vez, será homenageada nas tardes da quinta e da sexta-feira (23 e 24 de agosto), quando ocorrerá a exibição de dois filmes italianos. O primeiro será "Hotel Gagarin", de Simone Spada. Na trama, cinco italianos em busca de sucesso são convencidos por um que se diz produtor a gravar um filme na Armênia. Uma vez chegados ao Hotel Gagarin, isolado na floresta, explode uma guerra e o produtor foge com o dinheiro.    Já na segunda, a Mostra Itália apresenta "Made in Italy", de Luciano Ligabu, cujo protagonista, Riko, é um homem com grandes virtudes, mas com pouca sorte, encalhado em um trabalho que não lhe permite manter a família e em luta contínua contra uma sociedade que não o representa.    "A história do nosso cinema começa já na época dos irmãos Lumière. 

O nascimento de Cinecittà abre uma nova fase de produção. Graças ao cinema neorrealista do pós-guerra, ao cinema de autor de meados da década de 1950, até o final da década de 1970, e à "commediaall'italiana", o cinema italiano atinge uma posição de grande prestígio nacional e internacional", explicou o embaixador italiano no Brasil, Antonio Bernardini, que lidera a comitiva do país em Gramado.