ASSINE
search button

Autor de livros infantis russo Eduard Uspensky morre aos 80 anos

Compartilhar

O escritor russo Eduard Uspenski, famoso autor de livros infantis e de desenhos animados, faleceu em Moscou aos 80 anos.

Escritor, poeta e roteirista, Uspensky ganhou fama em 1966, quando criou o personagem Cheburashka, um pequeno animal que morava em uma caixa de laranjas e que tinha como melhor amigo o crocodilo Guena.

Os desenhos animados transformaram Cheburashka em um dos personagens preferidos das crianças na União Soviética e na Rússia.

Suas obras foram traduzidas para mais de 25 idiomas.

"Várias gerações de russos foram criadas inspiradas pelos personagens deste escritor célebre", disse o presidente russo Vladimir Putin em uma mensagem de pêsames dirigida à família de Uspensky.

Em 2004, Cheburaskha foi o mascote oficial da delegação russa nos Jogos Olímpicos de Atenas.

"Era um dos melhores escritores contemporâneos para crianças", declarou a presidente do estúdio russo de cinema Soiuzmultfilm, Yuliana Slachsheva.

"Perdemos um grande escritor e um grande sonhador. Uma pessoa maravilhosa que ensinava as crianças a sonhar ao lado dele", afirmou Mikhail Chvydkoi, representante especial de Putin para a cooperação cultural internacional.

mp/gmo/elp/zm/age/fp