Jornal do Brasil

Sábado, 18 de Agosto de 2018 Fundado em 1891

Cultura

Caderno B: confira #Dicas de discos

Jornal do Brasil

“OK OK OK” - Recuperado dos sustos hospitalares que enfrentou recentemente, Gilberto Gil apresenta o primeiro disco de inéditas desde 2010: 15 canções novinhas, produzidas por seu fi lho Bem. Os arranjos descomplicados casam bem com a performance vocal, sem o vigor de outrora, mas ainda digna. Trata-se de trabalho de tom leve, mesmo quando trata dos problemas de saúde (os sambinhas “Quatro pedacinhos” e “Jacintho”). A tônica é a delicada celebração da vida e dos entes queridos, como na homenagem a Yamandu Costa (que participa da música que leva seu nome), “Sereno”, dedicada ao neto, e “Sol de Maria”, feita em tributo à bisneta.

“Rio alegre” - O terceiro disco do cantor, percussionista e compositor Joca Perpignan celebra suas parcerias com Délcio Carvalho. Com o co-autor de clássicos como “Sonho meu”, Perpignan escreveu nada menos que dez canções. Délcio, falecido em 2013, deixou gravada uma participação vocal na faixa-título. Ana Costa, Áurea Martins, Th ania Machado e João Cavalcanti também integram o elenco. O repertório, bem variado, vai do samba cadenciado de “Brincadeira de roda” à suavidade de “Tanta saudade”. O músico faz show de lançamento terça, às 19h30, no Teatro Rival Petrobras (R. Álvaro Alvim, 33 – Cinelândia; Tel.:  2240-4469).

“Para dias ruins” - O segundo álbum da carioca Mahmundi foi lançado nas plataformas digitais na última sexta, paralelamente com o clipe da faixa “Qual é a sua?”, gravado em Salvador.  O trabalho, que tem nove músicas, traz violão, piano e baixo acústico marcantes distribuídos por jazz, charme, reggae e eletrônico, mas não deixa de lado os reverbes, delays e efeitos de voz, já característicos do som da cantora e compositora. Entre os parceiro, tem Omar Salomão (“Vibra”), Carlos Rufi no (“Tempo para amar”) e Roberto Barrucho (“Outono” e “Alegria”). A produção é dela e do músico Lux Ferreira, que a acompanha nos shows.



Tags: disco, jb, lançamento, música, seleção

Compartilhe: