ASSINE
search button

Flavio Migliaccio reestreia hoje, na Gávea, 'Confissões de um senhor de idade'

Compartilhar

Depois de iniciar o ano com temporada no Espaço Cultural dos Correios, Flavio Migliaccio reestreia hoje, na Gávea, “Confissões de um senhor de idade”. Ele escreveu o texto cômico no intuito de revisar seus 84 anos de vida, sempre de maneira bem-humorada e com pitadas de autoironia, como os personagens que viveu, do Tio Maneco, da série infantil dos anos 1970 ao Chalita, dono do restaurante árabe de Copacabana em “Tapas e Beijos”, transmitida pela Globo já nesta década.

Sobre o palco do Teatro dos Quatro, ele fica em cartaz até o final de agosto com e peça, em que contracena com o ator Luciano Paixão. 

“De repente, eu achei que deveria contar a história da minha vida, agora que estou com 84 anos”, explica o veterano comediante. “Aí, então, comecei a procurar um personagem para contar essa história... procure vários que eu vivi, para viver essa aventura comigo mesmo – um personagem em crise. Pensei no Tio Maneco, no Xerife, que eu fiz com o Paulo José [que vivia o Shazan, na série de humor “Shazan e Xerife”, de 1972 a 1974], no Vitinho Giovanni, que fiz em “A Próxima Vítima” [em 1995]”.

Depois de passar por tantos personagens, o ator decidiu falar com Deus, mas não de forma confessional, como na música de Gilberto Gil. “Pensei ‘vou falar com Deus’, mas eu quis falar de uma maneira especial, não pedindo clemência, perdão. Quis perguntar porque esses anos esses anos todos por causa de dois personagens que um dia comeram um fruto proibido. Então, comecei a questionar e ler a Bíblia. Foi surgindo um diálogo muito engraçado questionando Ele, porque aconteceu o dilúvio, que matou crianças, velhos etc.”. 

No texto escrito por Flavio Migliaccio, ele acorda durante uma noite de sono e conversa com Deus, interpretado por Luciano Paixão. “Ele aparece durante a noite, na forma de um mendigo, porque quer uma pessoa bem mortal e eu até comento com ele que surgiu ‘mortal demais’. Deus me pede uma ajuda com um problema e propõe um pacto: diz que se eu ajudá-lo, Ele me deixa ir para o céu. Mas aí descobre que eu sou ateu”, ironiza.

Em vez de um embate entre um ateu e um Deus que tenta provar sua existência, a divindade e o ser humano dialogam com ambos fazendo piada do outro e de si mesmos. “O diálogo é todo engraçado – como sempre foi a minha vida”, comemora o ator. “Passei minha toda fazendo comédia, então não poderia repassar a minha história sem fazer graça de mim mesmo”, brinca.

-----------

Serviço 

TEATRO DOS QUATRO Shopping da Gávea, 2º Piso, Loja 264. Rua Marquês de São Vicente, 52 - Gávea; Tel.: 2239-1095. De 17/7 a 28/8, terças e quartas-feiras, às 21h. Ingressos de R$ 15 a R$ 60. Classificação: 10 anos.