ASSINE
search button

Petrópolis encerra Festival de Inverno com grande sucesso

Compartilhar

Petropolis esteve em festa durante os dez dias de muitas atrações oferecidas pelo 18º Festival de Inverno, promovido pelo Instituto Dell’Arte. Eventos musicais foram apresentados gratuitamente ao público. Mas este movimento de alegria que contagiou a cidade terminou ontem, com o espetáculo do Coral Municipal de Petrópolis, no Theatro D. Pedro. 

Concertos de música clássica, ópera, MPB, jazz, peças teatrais, corais locais e oficinas infantis lotaram os nobres espaços por onde percorreu a programação do evento, ocupando os principais palcos históricos e artísticos da Cidade Imperial: Catedral São Pedro de Alcântara, Museu Imperial, Palácio de Cristal, Theatro Dom Pedro, Casa Stefan Zweig, Praça da Liberdade e o espaço gastronômico e cultural Cuba Pub, que sediou a série “Música da Serra”. 

Tradição mantida, a “Campanha da Solidariedade” esteve presente também nesta edição. O movimento tem como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis para instituições carentes, com a doação de um alimento como ingresso nos espetáculos programados. 

Para a idealizadora do evento, Myrian Dauelsberg, o festival mais uma vez superou as expectativas. “O nosso orçamento foi extremamente enxuto. Este evento  completou 18 anos e atingiu a maioridade. Mesmo com a crise econômica que passa o nosso Brasil neste momento, unimos esforços com nossos parceiros e conseguimos por mais um ano realizar o Festival de Inverno de Petrópolis. Foram dez dias de festa e alegria, com a presença  de um público interessado, empolgado e eclético, disposto a desfrutar destes momentos de beleza e cultura. Fica aqui registrado o agradecimento  dos nossos parceiros e ao nosso público para a realização deste evento”. 

Em 2018, vencido os desafios de manter a continuidade do Festival de Inverno, Myrian Dauelsberg  já sonha com a próxima edição de um evento que começou timidamente há 18 anos atrás e se transformou em uma grande e importante referência de cultura no estado do Rio de Janeiro. «Muitos não imaginam o trabalho que dá para trazer um artista internacional, renomado por inúmeros prêmios, para uma apresentação. No entanto, somos persistentes, acreditamos na cultura, no amor à música, na possibilidade de que a cada ano possamos descobrir um novo talento», disse Myrian ao se referir aos pianistas da Nova Geração, que apresentaram os Concertos ao Meio-dia. Um das vertentes do festival é abrir espaço para novos talentos ainda não consagrados.