Jornal do Brasil

Sábado, 21 de Julho de 2018 Fundado em 1891

Cultura

Circuito coletivo 'Dominó' liga sete espaços culturais com sucessão de iniciativas artísticas

Jornal do Brasil JOÃO PEQUENO, joao.pequeno@jb.com.br

Como no efeito cascata, em que cada peça impulsiona a do lado, formando uma sequência, a sucessão de iniciativas artísticas nos bairros da Glória, Catete e Flamengo leva galerias, produtoras, ateliês e outros espaços a atraírem públicos comuns de uns para os outros, formando um corredor cultural na região e, agora, um evento conjunto.

Obra do artista Victor Arruda, em uma das exposições do MAM

Brincando com este conceito, sete espaços culturais jogam hoje o “Dominó”, circuito coletivo com suas peças impelindo uma à outra. O jogo começa às 11h e reúne de grandes museus a pequenos espaços alternativos, com o intuito de fazer “um dia intenso e leve de imersão no mundo da arte”, como define o fotógrafo Paulo Marcos Mendonça de Lima, um dos idealizadores do evento, sócio do Ateliê Oriente, onde funciona a galeria de mesmo nome. Haverá tanto aberturas quanto um encerramento de mostra.

Ainda no conceito do Dominó, a ideia é de este primeiro evento impulsione outras edições. “O circuito conjunto nasceu de conversas que vínhamos tendo no ateliê com pessoas dos outros espaços”, conta ao JB a representante comercial do Oriente, Adriana Braga.“Nossa ideia é fazer duas vezes por ano, agregando novos participantes”, acrescenta ela, que já projeta para setembro a próxima edição.

Museu de Arte Moderna – Hoje é grátis

Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo, na altura do Castelo; Tel.: 3883-5600. www.mamrio.org.br.

Iniciando a trilha do Dominó pelo Centro, o Museu de Arte Moderna tem entrada gratuita hoje, para oito exposições em cartaz, entre eles a retrospectiva “Arruda, Victor”, com obras emblemáticas do artista plástico cuiabano, que completa 71 anos no próximo dia 29, e “Chutes inesquecíveis”, de Analívia Cordeiro, que reúne obras feitas a partir da decodificação de três pontapés emblemáticos: dois de Pelé, e um de Bruce Lee, abordando o futebol e as artes marciais cinematográficas.

Capacete: ‘Sistema lento – Parque na praça’

R. Benjamim Constant, 131 - Glória; 

Tel.: 98760-4868. www.capacete.org. Entrada franca. 

Seguindo para a Zona Sul, o “Sistema lento: Parque na praça” surgiu de experiências, em 2015, na residência artística Capacete da russa Asia Komarova, da francesa Adeline Lépine e das brasileiras Caroline Valansi e Camilla Rocha Campos. De um laboratório para crianças entre cinco e dez anos, surgiu a ideia do parque montado no local, em uma rua onde não havia espaços de lazer infantil.

Galeria Oriente terá visita guiada em mostra da fotógrafa Maia Flore

Galeria Oriente – Maia Flore, último dia

R. do Russel 300/401 - Glória; Tel.: 3495-3800. 

www.atelieoriente.com/galeriaoriente. Entrada franca.

Em visita guiada pelo fotógrafo Paulo Marcos Mendonça de Lima, a Galeria Oriente encerra hoje, às 17h, a exposição individual da artista francesa Maia Flore. A mostra reúne oito fotografias das séries “Le voyage fantastique”, “Situations” e “Big head poetry”.

Villa Aymoré – ‘Lingerie Bar Party’

Ladeira da Glória, 26, bl.1 – Glória; Tel.: 4236-1550. www.facebook.com/villaaymore. Entrada franca.

O espaço, terceiro da Glória na Mostra, estende seu horário hoje até as 23h30. Às 16h, haverá um fórum sobre “Economia da energia vital”. Às 21h, o coletivo VAV lança as VAVzines 1 e 2, com desfile-leilão das Calcinhas da Educação Sexual, do projeto “Lingerie Bar Party”, encabeçado por Leticia Mattoso.

Marina da Glória

Av. Infante Dom Henrique, s/n – Parque do Flamengo, altura da Glória; Tel.: 2555-2200. Entrada franca.

Na quarta parada, a arte é gastronômica, com cardápios especiais temáticos no almoço dos cinco restaurantes da Marina: Corrientes 348, especializado em carnes argentinas; a culinária italiana mediterrânea do Bota; o japonês contemporâneo Soho, a cozinha brasileira contemporânea do Urukum e a delicatessen Mauru.

Museu da República – Crônica carioca de um Rio particular

R. do Catete, 153 - Catete; Tel.: 2127-0333. 

www.museudarepublica.museus.gov.br. 

R$ 6 e R$ 3.

Com o Dominó chegando ao Catete, o museu abre hoje, a exposição fotográfica sobre o Rio de Janeiro no olhar de Luis Teixeira Mendes, com curadoria de Walter Firmo, em cartaz até 26 de agosto. As 70 fotografias abrangem os temas “Retratos do cotidiano e instantes urbanos”, “Monumentos, Museus, Arquitetura, Artes e Cultura” e “Natureza e Cartões”.

Oi Futuro – BIG Festival

Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo; 

Tel.: 3131-3060. www.oifuturo.org.br. Entrada franca.

‘39 days to Mars’ estará entre os participantes do BIG Festival, que estreia no Oi Futuro

Ao final do roteiro, o centro cultural abre hoje a edição carioca do BIG Festival (Brazil´s Independent Games Festival), mais importante festival de jogos eletrônicos independentes da América Latina. Com torneio entre jogos nacionais e internacionais, o BIG tem os jogos finalistas em uma exposição gratuita para o público, que poderá testar os jogos e contribuir para a premiação votando em seus favoritos.



Tags: caderno b, circuito, cultura, dominó, peças, rio

Compartilhe: