ASSINE
search button

Atrizes encenam ‘Profetas da chuva’, do interior cearense, em Ipanema

Compartilhar

Em temporada de um mês, que começa hoje no Teatro Cândido Mendes, em Ipanema, Isaac Bernat dirige Clara Santhana e Paulinha Cavalcanti em peça que aborda os previsores do tempo no interior do Ceará, onde a espera pela chuva é frequente.

A ideia surgiu quando as atrizes estudavam na  UniRio e leram “Profetas da chuva”, de  Karla Patricia Holanda Martins e se interessaram pelo tema, iniciando uma pesquisa de cinco anos, de 2007 a 2012, e incluiu duas viagens da dupla às cidades cearenses de Quixadá e Quixeramobim. Nelas, conheceram Chico Mariano e Paroara, os chamados “profetas”, que escolheram como protagonistas da trama, adicionando seus nomes ao do livro no título da peça que entra em cartaz, depois de elas retomarem sua imersão.

Na trama, com Clara, interpretando Chico Mariano e Paulinha no papel de Paroara, os dois conversam sobre a vida, suas experiências e métodos de previsão meteorológica. Paulinha Cavalcanti foi quem primeiro leu a obra e incentivou o início da pesquisa. “‘Profetas da chuva’ é um encontro de almas. Eles promovem, através da tradição oral, o sentimento de acolher com as palavras. Assim me senti desde que conheci o livro, e esse sentimento se confirmou quando tivemos a oportunidade de encontrar pessoalmente Paroara, Chico Mariano e outros profetas em Quixadá. Retomar esse encontro com as personagens enche meu coração de alegria e esperança”, recorda.

“Falar dos ‘Profetas da chuva’ é experimentar no corpo um conhecimento vivido por muitas gerações. Eles têm palavras profundas e certeiras sobre a vida. São sábios. Com seus olhos maduros, observam os sinais da natureza e fazem um balanço do que está por vir. A população estremece ao ouvir suas previsões”, acrescenta Clara Santhana.

O diretor ressalta que “em Quixadá e Quixeramobim, viveram personalidades como Rachel de Queiróz e Antônio Conselheiro, sendo portanto uma região muito significativa e mística. É um lugar onde a oralidade é importante para resgatar memórias e tradições”. 

------------

SERVIÇO

PROFETAS DA CHUVA – CHICO MARIANO E PAROARA

Teatro Cândido Mendes. R. Joana Angélica, 63, Ipanema. 

De hoje a 29 de julho. Sextas e sábados, às 20h; domingos, às 19h. Ingressos a R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia).