ASSINE
search button

Cine Ceará divulga competidores da mostra competitiva de longas

Compartilhar

O 28° Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema, que acontece de 4 a 10 de agosto em Fortaleza, divulgou hoje (21/6) a lista dos oito filmes selecionados para a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, escolhidos dentre quase 300 inscritos. A Coprodução Brasil-Portugal-França, "Diamantino", vencedor do Grande Prêmio da Semana da Crítica no Festival de Cannes, é um dos destaques. Além dele, participam produções do Brasil, Espanha, Chile e Colômbia.

Três brasileiros estão entre os escolhidos para a mostra de longas. A estreia nacional é a ficção "O Barco", de Petrus Cariry, sobre uma mulher de uma comunidade de pescadores no Ceará que tem 26 filhos e terá o destino alterado pela chegada de um barco e de uma mulher misteriosa. “Eduardo Galeano Vagamundo”, de Felipe Nepomuceno, e “Anjos de Ipanema”, de Conceição Senna, fazem sua estreia mundial.  O primeiro fala sobre o escritor uruguaio falecido em 2015, e o documentário conta a história do Pier de Ipanema, ícone da contracultura e do surf no Rio dos anos 70.

O grande destaque do festival, dirigido por Wolney Oliveira, é "Diamantino", de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt. O longa mostra um famoso jogador de futebol que, ao ver sua carreira em declínio, entra numa odisseia delirante em que confronta o neofascismo, se envolve com a crise de refugiados, modificação genética, até a busca pela origem da genialidade. O filme terá sua primeira exibição no Brasil durante o festival.

Também estão na disputa quatro longas que terão première nacional. O espanhol "Petra", de Jaime Rosales, o chileno "Cabras de merda", de Gonzalo Justiniano, os colombianos "Amália, a secretária", de Andrés Burgos, e "Senhorita Maria, a saia da montanha", de Rubén Mendoza. O último, premiado nos festivais de Cartagena (direção), Locarno (Prêmio Zonta Club Semana da Crítica) e Amiens (melhor documentário), mostra um homem que cresceu se sentindo mulher numa cidade conservadora. 

Em breve, o Cine Ceará divulgará o resultado dos selecionados para a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem, para a Mostra Olhar do Ceará, os filmes que terão exibição especial e a programação completa do festival.