ASSINE
search button

Quatro décadas de poesia: Tanussi Cardoso é homenageado em Ipanema

Compartilhar

Com 40 anos de carreira e trabalhos publicados em 12 países, além do Brasil, o poeta e jornalista carioca Tanussi Cardoso é o homenageado da 13ª edição do projeto Ocupação Poética, hoje a partir de 20h, no Teatro Cândido Mendes, em Ipanema. 

Para celebrar as quatro décadas de poesia, Tanussi recebe os amigos poetas  Christovam de Chevalier, Igor Fagundes, Eugênia Henriques, Jorge Ventura, Carmen Moreno, Cairo Trindade, Noélia Ribeiro e Mano Melo, além de Paulo Sabino, idealizador e produtor do projeto, com encontros em torno da poesia que são realizados desde 2015.

“Nos últimos anos, a poesia vem tomando espaço na mídia, nos bares, nos teatros e até na TV, além de todas as redes sociais. A ‘Ocupação Poética’, que desde 2015, coordenada pelo querido Paulo Sabino, acontece no Teatro Cândido Mendes, é, com certeza, das maiores alavancas para o sucesso da poesia brasileira e de seus autores”, comemora Tanussi Cardoso, que tem poemas publicados na Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, EUA, França, Itália, México, Portugal, Peru, Uruguai e Romênia – além de outros traduzidos para inglês, francês, espanhol, italiano e russo.

Ao longo de sua carreira, ele publicou 12 livros de poemas, entre os quais "Viagem em torno de" – lançado em 2000 e pelo qual venceu prêmio Capital Nacional de poeta do ano – e “Exercício do olhar”, de 2006, eleito o melhor livro de poesia daquele ano pelo Congresso Latino-americano de Literatura. Já em 2008, Tanussi Cardoso recebeu a Medalha Jorge Amado como parte das comemorações do Jubileu de Ouro da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro.

“Tanussi é um ótimo poeta e uma pessoa da melhor qualidade. Muito bom que seja homenageado. Já coloquei na minha agenda”, elogia Mano Melo, homenageado da edição anterior da série e que também participará do encontro poético de hoje, que dá direito à meia-entrada para todos os que confirmarem presença no evento “Ocupação Poética 13ª edição – Tanussi Cardoso e convidados”, do Facebook. 

Em seus três anos de atividade, a Ocupação Poética homenageou, entre outros, os imortais Antonio Carlos Secchin, Geraldo Carneiro e o recém-empossado Antonio Cicero e também os compositores e poetas Martinho da Vila e Abel Silva, a poeta e atriz Elisa Lucinda, o poeta e agitador Jorge Salomão e o poeta e escritor Ricardo Silvestrin.

“No momento em que vivemos, de conturbação política e social, a Ocupação Poética serve para fazer da poesia uma ponte de arte, de união entre artistas e poetas, trazendo amor, paz, esperança, alegria e um pouco mais de humanidade para todos nós. Por tudo isso, me senti extremamente feliz com o convite para ser o poeta homenageado desta edição, justamente quando estou comemorando 40 anos do lançamento do meu primeiro livro, ‘Desintegração’”, comenta Tanussi. 

__________

Serviço 

OCUPAÇÃO POÉTICA. Teatro Cândido Mendes. Rua Joana Angélica, 63. Hoje, às 20h. R$ 20 (inteira) e R$ 10 – (meia). Telefone: 2523-3663.