Jornal do Brasil

Quarta-feira, 15 de Agosto de 2018 Fundado em 1891

Cultura

Show de bola na hora do Brasil

Jornal do Brasil JOÃO PEQUENO (joao.pequeno@jb.com.br)

Em Brasília, 15h deste domingo, 17 de junho, o Brasil estreia na Copa do Mundo. No Rio de Janeiro, com o mesmo fuso horário da capital brasileira, a diversão começa antes mesmo de a bola rolar na Rússia, onde a Seleção faz sua primeira partida contra a Suíça, em Rostov. 

Ao ar livre ou em espaços exclusivos, festas gratuitas e pagas reúnem futebol e música, com shows e DJs em diversos pontos da cidade, antes e depois de cada jogo do Brasil na Copa. 

O maior palco aberto será na Praça Mauá, onde a Arena Nº1 transmite os jogos do time brasileiro com o reforço de shows musicais, em uma combinação iniciada na Olimpíada de 2016, quando a Zona Portuária reurbanizada receber as festas abertas mais disputadas da programação ligada aos Jogos Olímpicos.

Neste domingo, os cantores Buchecha e Iza agitam o palco depois da partida, que deve terminar por voltas das 17h. Em um encontro de gerações, a cantora de 27 anos, voz de “Ginga”, “Pesadão” e “Esse brilho é meu” encontra o veterano de 43 anos, que estourou nos anos 90 em sua dupla com Claudinho (1975-2002), da qual era o compositor de sucessos como “Conquista”, “Quero te encontrar” e “Só love”. 

Trata-se, na verdade, de um reencontro, pois, no ano passado, os dois já cantaram juntos “Fico assim sem você” – último sucesso de Claudinho e Buchecha, em 2001 –, em um episódio do seriado “Mister Brau”, estrelado por Lázaro Ramos, na TV Globo. 

Zeca Pagodinho é a atração principal da Torcida Brasil, na Marina da Glória, que começa neste domingo. O evento terá ainda bloco carnavalesco e roda de samba

O evento é gratuito e haverá bares espalhados – a bebida é paga –, mas é bom levar capa, pois o palco da Praça Mauá fica ao ar livre há risco de chover no domingo. 

Outras opções gratuitas da combinação entre música e Copa do Mundo são as lonas culturais, que também prepararam programações especiais para este período. 

Entre as festas pagas, a Torcida Brasil, na Marina da Glória, tem samba do início ao fi m neste domingo, com o cantor e compositor Zeca Pagodinho como atração principal, pouco após a transmissão do jogo. Depois dele, ainda haverá uma roda com o grupo Casuarina, mas a batucada começa antes da partida, misturada com música brega, pelo bloco Fogo e Paixão. 

O Casuarina volta a tocar nos outros dois jogos do Brasil na 1ª fase, contra Costa Rica (dia 22) – que ainda terá o Bloco do Sargento Pimenta e o Capital Inicial – e contra a Sérvia (dia 27), com o Bloco da Preta e a cantora Ludmilla. 

Mesmo com preço bem mais caro (R$ 260), a Arena Morro da Urca esgotou os ingressos para este domingo. A segunda chance é no dia 22, com o Bloco da Favorita, a roda de samba do Spanta Neném e os DJs João Brasil e Felipe Mar. 

Festas de futebol deste domingo 

Arena Nº1 

Praça Mauá, s/n, Saúde. A partir de 13h. Entrada franca. Shows com Buchecha e Iza, depois do jogo, que deve terminar por volta de 17h.

Torcida Brasil 

Marina da Glória. Av. Infante Dom Henrique, s/n - Aterro do Flamengo. Tel.: 25552200. Ingressos: R$ 90 (www.ingressocerto.com.br). Abertura às 12h. Transmissão do jogo a partir das 14h30. Shows com o bloco Fogo e Paixão (13h30), Zeca Pagodinho (17h15) e a roda de samba do Casuarina (19h15). DJs na abertura, no encerramento e entre os shows.

Arena Jovelina Pérola Negra 

Praça Ênio, s/n - Pavuna. Roda de samba antes do jogo, às 13h, com o grupo Coração Batuqueiro. Entrada franca.

Lona Jacob do Bandolim 

Praça Geraldo Simonard, s/n - Pechincha, Jacarepaguá. Rodas de samba e choro, com abertura às 14h. Entrada franca.



Tags: copa da russia, copa do mundo, domingo, festas, rio de janeiro, shows

Compartilhe: