Jornal do Brasil

Sexta-feira, 22 de Junho de 2018 Fundado em 1891

Cultura

CCMJ apresenta mostra 'Da Resistência à Liberdade: o protagonismo do escravo'

Jornal do Brasil

O Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ) inaugura nesta quinta-feira (14), às 18h, “Da Resistência à Liberdade: o protagonismo do escravo”, mostra com documentos judiciais composta de ações civis de liberdade, autos processuais de crimes e insurreições praticadas por escravos. Os originais expostos registram algumas das formas de resistência. 

Transcorridos 130 anos da Abolição da Escravatura no Brasil, a mostra propõe a reflexão acerca do papel exercido pelo escravo na luta pela superação daquele capítulo da história brasileira. A mostra poderá ser vista de segunda a sexta, das 11h às 17h, até 13 de julho, com entrada franca.

Na pequena sala do vitral rosa, localizada no terceiro piso do APJ-Rio, o visitante poderá apreciar os documentos originas restaurados e também digitalizados, na tela do computador, com acesso pela internet. A camélia branca, símbolo do movimento abolicionista no Brasil, está presente nos painéis expositivos e nos versos de Caetano Veloso e Gilberto Gil que ilustram o cartaz: “Somos assim, capoeiras das ruas do Rio / Será sem fim o sofrer do povo do Brasil? / Nele, em mim, vive o refrão / As camélias da Segunda Abolição. Virão.”

A equipe do Serviço de Acervo Textual Audiovisual e de Pesquisas Históricas (SEATA), do CCMJ, assina a idealização, curadoria, restauração e digitalização dos documentos expostos. 

__________

Serviço

“Da Resistência à Liberdade - O protagonismo do escravo” – Mostra de documentos judiciais. Abertura: 14/6, às 18h, quinta-feira / Visitação: de 15/06 a 13/07, de segunda a sexta, das 11h às 17h. ENTRADA FRANCA. Antigo Palácio da Justiça (APJ-Rio), sala 305, Rua Dom Manuel, 29, Térreo, Centro, Rio de Janeiro –RJ / Telefones: 55 21 3133-3366 / 3133-3368



Tags: documentos, escravidão, história, liberdade, programação, resistência

Compartilhe: