ASSINE
search button

AFP desenvolve blog de 'fact-checking' em português, inglês e espanhol

Compartilhar

A Agência France-Presse (AFP) anunciou nesta quinta-feira (24) que desenvolverá seu próprio blog de "fact-checking", ou verificação de informação, em português, inglês e espanhol, com o apoio financeiro do Facebook.

A AFP publicará a partir de junho este blog, destinado à "verificação e desacreditação de informações falsas propagadas na Internet".

Dedicado à atualidade de Brasil, Colômbia e México, estará a cargo de jornalistas presentes em cada país, e em breve o dispositivo será ampliado para outras três nações.

A colaboração entre Facebook e AFP é feita no âmbito de um contrato assinado em 2017 entre a rede social e cinco meios de comunicação franceses, entre eles a agência, detalhou a agência em um comunicado.

"Estamos comprometidos com a luta contra a divulgação de informações falsas no Facebook, mas não podemos fazer isso sozinhos", indicou Tessa Lyons, encarregada de produtos do Facebook.

"A AFP é um meio respeitado e reconhecido, dono de um profundo conhecimento do contexto local em muitos países do mundo".

"Ficamos felizes em alcançar este novo acordo que valoriza a legitimidade e a experiência da AFP na verificação da informação", declarou Michele Leridon, diretora de Informação da agência.

A escolha de conteúdos a serem verificados, parte dos quais são publicados no Facebook, será realizada pela AFP com total independência, explicou a agência de notícias.

tsz/ltl/ml/cb/mvv