ASSINE
search button

Estação Botafogo assume a cena gay

Programação queer, que será mensal, abre com pré-estreia do premiado longa japonês “Entre-laços”

Compartilhar

Com sessões dedicadas à temática LGBT, o Estação Net Botafogo promove, a partir de hoje, às 21h, o Estação Queer. Serão exibidos longas e curtas inéditos, clássicos, produções que não foram lançadas comercialmente ou ainda que caram pouco tempo em cartaz. Para marcar a primeira sessão, foram programadas a pré-estreia do premiado japonês “Entre-laços”, de Naoko Ogigami, e o curta carioca “Prepara!”, de Muriel Alves, sobre o primeiro pré-vestibular voltado para trans e travestis.

Depois das sessões, haverá bate-papo com Aleques Eiterer, curador e produtor do Cineclube LGBT. Ele convidou para participar da conversa um casal formado por uma mulher trans e um homem cis, tal qual o do longa japonês, que conta a história de uma menina de 11 anos abandonada pela mãe e que é acolhida pelo tio e sua namorada trans. “Acho ótima essa iniciativa do Estação, pois é mais um espaço para uma produção que ainda está engatinhando no Brasil e também para discutir essas questões. Além de representação no cinema e TV sobre todas as sexualidades, precisamos de mais espaço na criação”, opina Aleques.

O produtor conta que o Cineclube LGBT, criado em 2008 e que promovia sessões e festas no Odeon, anda meio parado. “Nós dependíamos de bilheteria e chegou uma hora em que o dinheiro arrecadado não era mais suciente para cobrir os gastos. Estamos repensando o formato para poder retomar o projeto ainda este ano. Dentro dessa onda conservadora, nós temos que lutar como nunca”, acredita.

O longa “Entre-laços” conquistou diversos prêmios, entre eles oTeddy no Festival de Berlim, melhor lme no Mix Brasil 2017, Prêmio do Júri Popular de Melhor Filme de Ficção no Festival Internacional LGBT de Madri e o Prêmio do Júri Popular de Melhor Filme no Festival de Cinema Queer de Lisboa. A história foi inspirada na da própria diretora, Naoko Ogigami, que, ao se tornar mãe de gêmeos e se mudar nos Estados Unidos, tinha pessoas LGBT presentes em sua vida diária. Mas, ao retornar ao Japão, percebeu uma representatividade bem menor da comunidade.

O Estação Queer apresentará, nas próximas sessões, os lmes “Luana Muniz, lha da Lua”, de Leonardo Menezes e Rian Córdova; “Pinta”, de Jorge Alencar; “Sandra chamando”, de João Cândido Zacharias, entre outros.

Serviço

Estação Queer

Estação NET Botafogo (R. Voluntários da Pátria, 88 - Botafogo;

Tel.: 2226-1988). Hoje, às 21h. Ingresso: R$ 22 e R$ 11