ASSINE
search button

Rock progressivo italiano no Rio

Compartilhar

Em turnê mundial, o Premiata Forneria Marconi – o melhor e mais aclamado grupo de rock da Itália - pousa hoje no Vivo Rio. Em seu giro pelo mundo, a banda faz um show forte, com grandes sucessos e músicas do novo álbum, “Emotional tatoos”, onde a banda retoma o conceito de seus primeiros trabalhos, mais experimentais. 

O cantor e baterista Franz Di Ciccio, um dos fundadores do Premiata, destaca que, além de priorizar os arranjos originais das músicas, os integrantes farão improvisações. Como ele, o baixista Patrick Djivas é da formação original do PFM, criado em 1970 em Milão, Itália. 

“Fizemos mais de 6 mil shows e a longevidade da banda vem do fato de que sempre tocamos o que gostamos, sem pensar se o marketing concorda ou não. Para nós, o mais importante é subir no palco e aproveitar cada momento. Esta é a razão pela qual não usamos computadores ou sequenciadores para nos sentirmos livres para tocar e improvisar. Nossos fãs sabem que cada concerto será diferente. Esta é a nossa maneira de sermos felizes depois de tantos anos”, diz Di Ciccio. 

Ele explica que o rock progressivo ficou muito popular na Itália depois que seu grupo alcançou sucesso: “Continuamos inovando, mudando sempre o nosso jeito de tocar, uma vez que a música progressiva não tem um estilo fechado. É livre, assim como o jazz e o rock”. 

Quando em 1971 o primeiro single do Premiata Forneria Marconi foi lançado – “Impressioni di settembre/La carrozza di Hans” –  um novo som invadiu a Itália, misturando vanguarda, ancestralidade, elementos clássicos e rock. Em seu rastro, surgiram dezenas de bandas de progressivo italianas e também alemãs. 

A banda, que já lançou 25 álbuns,  é formada por  Franz Di Cioccio (vocal-bateria), Patrick Djivas (baixo), Lucio Fabbri e Alessandro Bonetti (violinos), Marco Sfogli (guitarra), Alessandro Scaglione (teclado, hammond, moog), Alberto Bravin (teclado, guitarra, voz) e Roberto Gualdi (segunda bateria). 

*[email protected]

**

Serviço 

Premiata Forneria Marconi ? Hoje, às 21h ? Vivo Rio (Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo; Tel.: 2272-2901) ? Ingressos a partir de R$ 190