Jornal do Brasil

Domingo, 24 de Junho de 2018 Fundado em 1891

Cultura

Mesa-redonda sobre educação marca lançamento de “Lições finlandesas”, na UFF

Evento discute o que Brasil e o mundo têm a aprender com modelo educacional finlandês

Jornal do Brasil

O deputado federal Chico Alencar e o deputado estadual Waldeck Carneiro participarão da mesa-redonda “O que o mundo pode aprender com a mudança educacional na Finlândia?”, ao lado das professoras da UFF Iduina Chaves e Célia Linhares, durante o lançamento da edição brasileira “Lições finlandesas” (Eduff), do finlandês Pasi Sahlberg, no dia 15 de março. Com mediação do diretor da editora, Aníbal Bragança, o encontro tem início às 18h, no Auditório do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Água (NAB/UFF), na Boa Viagem, em Niterói.

Iniciada ainda na década de 1970, a revolução finlandesa na educação foi marcada pela criação de um sistema único de ensino obrigatório e público, com o mesmo currículo em todo o país, o que democratizou o acesso ao ensino de qualidade para todos os cidadãos.

A obra do educador finlandês Pasi Sahlberg se propõe a mostrar de que forma a Finlândia conquistou os primeiros lugares nas avaliações internacionais de educação, por meio de um modelo próprio que se destaca dos outros países que lideram o ranking mundial, como China e Japão, devido às diferenças dos métodos aplicados nas escolas.

Ao invés de impor uma rotina pesada de deveres de casa, incontáveis avaliações e um ritmo exaustivo de estudos, a Finlândia apostou no desenvolvimento do corpo docente, o que resultou em um alto nível capacitação dos professores em universidades de ponta e liberdade para atuação em sala de aula. Não é a toa que, no país, o magistério é a carreira mais disputada entre os jovens, deixando para trás cursos tradicionais, como Medicina e Direito.

Sem querer servir de um modelo pronto para ser aplicado a outras sociedades, o exemplo da Finlândia pode servir de inspiração para outras nações que pretendem atingir uma educação de qualidade.

“Lições finlandesas” ganhou o Grawemeyer Award in Education em 2013 e recebeu, ainda, o Education Award da Finlândia, em 2012, o Robert Owen Award na Escócia, em 2014, o Lego Prize de 2016 e o Rockefeller Foundation Bellagio Residente Fellowship em 2017.

Sobre o autor

Pasi Sahlberg, PhD, é educador finlandês que trabalhou como professor, formador de professores, pesquisador e consultor na Finlândia. Além de estudar sistemas educacionais e  analisar políticas de educação, o autor presta consultorias em reformas educacionais ao redor do mundo. Foi especialista sênior em educação na Fundação Europeia de Treinamento, diretor-geral no Ministério da Educação da Finlândia e professor visitante na Universidade de Harvard. É titular do conselho de Educação da Open Society Foundation e membro do conselho de administração da Universidade de Oulu e do International Council of Education Advisors (Icea) do governo escocês. Seus livros mais recentes são "Hard questions on global education change", "Empowered educators in Finland" e "FinnishED leadership: four big, inexpensive ideas to transform education".

Sobre os participantes da mesa

Célia Linhares é doutora em Ciências da Educação pela Universidad de Buenos Aires, Livre Docência em Filosofia da Educação pela Universidade Federal Fluminense e realizou pesquisa de Pós-doutorado na Universidad Complutense de Madrid e na University of London. Atualmente participa do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UFF e do Programa de Mestrado em Educação da UFRRJ.

Exerceu durante quatro anos a Coordenação das Áreas de Educação e Serviço Social da FAPERJ. Foi uma das fundadoras da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), compondo sua primeira diretoria. Participou, também, da organização da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e de sua coordenação estadual e da equipe fundadora da Associação de Educadores da América Latina e Caribe (AELAC).

Chico Alencar é deputado federal e membro titular da Comissão de Constituição e Justiça. Professor formado em História pela UFF e mestre em Educação pela Fundação Getúlio Vargas, lecionou durante mais de duas décadas em colégios da rede pública e particular do Rio de Janeiro. Atualmente é professor licenciado de Prática do Ensino de História da UFRJ. Entre 1987 e 1988, dirigiu a Coordenadoria de Apoio ao Educando, da Secretaria Municipal de Educação.

Foi vereador do Rio de Janeiro, de 1989 a 1996 e, em 1998 foi eleito deputado estadual, mandato durante o qual presidiu a Comissão de Direitos Humanos e foi vice-presidente da Comissão de Educação da ALERJ. Chico Alencar é autor de 32 livros, dentre os quais “História da Sociedade Brasileira”, com Marcus Venicio Ribeiro e Lucia Carpi, “Brasil Vivo”, com Marcus Venicio Ribeiro e Claudius e “Educar na Esperança em Tempos de Desencanto”, com Pablo Gentili.

Iduina Chaves é diretora do Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni/UFF) e professora adjunta da UFF. Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará, tem doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo e experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Waldeck Carneiro é deputado estadual pelo Rio de Janeiro e professor da Faculdade de Educação da UFF, da qual foi diretor eleito e reeleito, entre 1999 e 2004. Também atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição e coordena o Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Educação (GRUPPE/UFF/CNPq). Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Paris V (Sorbonne), é autor de diversas publicações na área de política educacional. Foi vereador por três vezes em Niterói, além de Secretário de Educação e Secretário de Educação Ciência e Tecnologia do município.

Contatos:

Seção de Comunicação e Eventos

Editora da Universidade Federal Fluminense (Eduff)

(21) 2629-5290 e 2629-5288

Serviço – Lançamento de “Lições finlandesas”, de Pasi Sahlberg

Mesa-redonda: “O que o mundo pode aprender com a mudança educacional na Finlândia?”, com a participação de Chico Alencar, Waldeck Carneiro, Iduina Chaves e Célia Linhares e mediação de Aníbal Bragança.

- 15 de março de 2018 (quinta-feira)

- Local: Auditório do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Água (NAB), na Boa Viagem

- Horário: às 18h

- Capacidade do auditório: 210 lugares

- Entrada franca

Ficha técnica:

“Lições finlandesas: o que o mundo pode aprender com a mudança educacional na Finlândia?”

Autor: Pasi Sahlberg

Tradução: Elena Gaidano

Páginas: 224

ISBN: 978-85-228-1303-2

Eduff

Ano de publicação: 2017

Idioma: Português

Preço: R$ 38,00



Tags: célia linhares, finlândia, iduina chaves, lançamento, mudança educacional, professoresuff

Compartilhe: