Jornal do Brasil

Segunda-feira, 25 de Junho de 2018 Fundado em 1891

Cultura

Oscar tem baixos índices de audiência, segundo cifras preliminares

Jornal do Brasil

Os primeiros índices de audiência publicados da 90ª edição do Oscar transmitida pela ABC, uma das cerimônias mais tranquilas dos últimos anos, se mantiveram o tempo todo em um nível baixo, anunciou a mídia americana.

A audiência que acompanhou a transmissão durante as quatro horas foi de 18,9 pontos, segundo o sistema de rating Nielsen - uma cifra calculada sobre os 118,4 milhões que estima-se que estivessem com um televisor ligado -, de acordo com os semanários Variety e Hollywood Reporter.

Isso representa uma queda de 16% com relação à transmissão do ano anterior, memorável por seu momento clímax, quando a produção errada foi premiada como "melhor filme" devido a uma troca dos envelopes.

Os especialistas destacaram que os índices de audiência preliminares não se ajustaram à diferença de horário, já que o estudo só mede os espectadores nas horas de audiência máxima, fazendo com que os telespectadores da costa oeste não pudessem ser definidos com precisão.

A cerimônia dos Prêmios da Academia de 2017, que obteve uma audiência durante a noite de 22,4 pontos, atraiu cerca de 32,9 milhões de telespectadores. Este foi o segundo nível mais baixo na história dos prêmios, ficando atrás da cerimônia de 2008, apresentada por Jon Steward, e que atraiu somente 31,8 milhões.

Em três horas e 50 minutos - um minuto a mais que no ano passado - a transmissão de domingo foi a mais longa desde 2007, embora Jimmy Kimmel tenha sido elogiado por manter bem o ritmo da cerimônia em seu segundo ano consecutivo como apresentador.

"Foi um espetáculo no qual quase todos os vencedores foram contemplados anteriormente durante a temporada de prêmios, mas na qual eles colocaram a multidão aos seus pés desde o primeiro momento e de maneira prolongada", declarou Daniel Fienberg, do Hollywood Reporter, que acrescentou: "foi uma cerimônia de discursos empoderados e emocionantes, assim como de ganhadores inspiradores".

Os outros três grandes eventos da televisão americana - Globo de Ouro, Grammy e Super Bowl - perderam audiência com relação a 2017.

Stephen Battaglio, autor de três livros sobre televisão, escreveu no Los Angeles Times que os espectadores podem ter se cansado do discurso dos movimentos #MeToo e Time's Up, contra o assédio sexual e a favor da igualdade de gênero na indústria do entretenimento.

Agência AFP


Tags: audiencia, cinema, cultura, oscar, premiaçao

Compartilhe: