ASSINE
search button

Mais indicado ao Oscar,'A Forma da Água' é acusado de plágio

Trama de Guillermo Del Toro teria sido copiada de uma ópera de 1969

Compartilhar

Indicado em 13 categorias no Oscar - inclusive a de "Melhor Roteiro Original" - o filme "A Forma da Água" foi acusado de plágio, informou a imprensa norte-americana nesta quarta-feira (21).    

Segundo a ação levantada em Los Angeles, o diretor Guillermo del Toro, o produtor Daniel Kraus e o estúdio Fox Searchlight Pictures "copiaram, sem vergonha alguma, a história, os elementos e os personagens" de uma ópera de 1969 de Paul Zindel.    

O autor do processo é David, filho de Zindel, que cita mais de 60 semelhanças entre "A Forma da Água" e a peça de seu pai "Let me hear your Whisper". A trama de "A forma da água" gira em torno de uma faxineira que se apaixona por uma criatura presa em um laboratório de testes do governo. Já a peça de Zindel ilustra tal animal como um golfinho. Paul Zindel, ganhador do prêmio Pulizter, morreu em 2003 e é também autor de "O Preço da Solidão", peça que foi adaptada ao cinema.    

A Fox Searchlight respondeu às acusações alegando que são "sem fundamentos" e "sem mérito." O processo surge a menos de duas semanas da entrega do Oscar. "A forma da água" já recebeu o prêmio de "Melhor Produção do Ano" do Sindicato dos Produtores de Hollywood, além de 12 indicações no BAFTA.