ASSINE
search button

Principal museu de Florença terá mostras pelo Dia da Mulher

Os Uffizi exibirão obras de artistas de eras diferentes

Compartilhar

As Gallerie degli Uffizi, principal museu de Florença, receberão uma dupla exposição por ocasião do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.

As mostras foram anunciadas à ANSA pelo diretor da galeria, Eike Schmidt. Uma delas, que ficará em cartaz até 10 de junho, fará uma retrospectiva da pintora de Bolonha Elisabetta Sirani (1638-1665), com cerca de 40 telas e desenhos da artista.

Por sua vez, o Palácio Pitti, administrado pelo museu, receberá uma exposição inteiramente dedicada à escultora da Sardenha Maria Lai, morta em 2013. Ela se tornou famosa por suas obras com diferentes técnicas têxteis e teve trabalhos expostos na Bienal de Arte de Veneza de 2017.

A ideia de homenagear o papel das mulheres na história da arte é uma iniciativa recente das Gallerie degli Uffizi, iniciada um ano atrás. Em 2017, na mesma época, a galeria exibiu obras da freira e pintora Plautilla Nelli (1524-1588).

"Este ano vamos dobrar a homenagem, com duas grandes artistas de eras diferentes, para comemorar a contribuição que as mulheres deram", disse Schmidt. O objetivo é estender essas mostras de arte ao longo do tempo, para garantir um tributo maior às mulheres que tanto fizeram pela história da arte.