Jornal do Brasil

Segunda-feira, 20 de Agosto de 2018 Fundado em 1891

Cultura

Carnaval do Sesc Rio de Janeiro tem programação gratuita

Jornal do Brasil

O Sesc RJ preparou uma ampla programação para o mês de fevereiro dedicada à diversão de toda a família durante o Carnaval. Entre os dias 1 e 13 de fevereiro, diversas unidades na cidade do Rio de Janeiro e do interior do estado, receberão atividades que incluem de blocos carnavalescos a oficina de Purpurina ecológica, além de muitas outras atrações como atividades com instrumentos musicais alternativos, Baile de Carnaval para idosos, fanfarra, Cortejo com de Bonecos Gigantes, e muitas outras atrações.  

A maratona musical de Carnaval começa no Sesc Nova Iguaçu, no dia 1º de fevereiro, com a Sinfônica Ambulante, uma fanfarra contagiante que passeia sem medo por todos os estilos, desde sambas ao maracatu e salsa. No dia seguinte, a folia chega ao Sesc São João de Meriti, com a apresentação do Trio Rapina, um encontro de músicos interessados no resgate do cancioneiro popular brasileiro, acostumados a se apresentar em intervenções artísticas nas ruas do Rio de Janeiro.

Oficinas e Baile de Carnaval para idosos

Ao longo do mês de fevereiro, várias unidades receberão ações diferentes voltadas para o público de todas as idades. Entre as oficinas, destaque para a de confecção de adereços divertidos para cabelos - como arcos, tiaras, presilhas e elásticos - máscaras e fantasias, com temática do carnaval. Os adereços são feitos de forma artesanal, com materiais reaproveitáveis e os métodos utilizados serão simplificados, possibilitando que pessoas com pouca experiência em técnicas manuais absorvam o conteúdo e produzam peças com desenvoltura.

Na unidade de Engenho de Dentro, haverá oficinas de Ritmos Carnavalescos - Samba, Frevo, Axé, Maculelê, Maracatu e Marchinhas além e recreação destinada para as crianças e seus familiares com brincadeiras e músicas carnavalescas. A programação de carnaval também chega ao interior. No Sesc Barra Mansa, por exemplo, haverá oficinas de tênis de mesa, de minigolfe, de boliche além de atividade com DJ, que fará performance com músicas carnavalescas, marchinhas e músicas de verão, com o intuito de animar e movimentar a Unidade. Essa é uma interação para o desenvolvimento de atividades recreativas em conjunto com a Equipe do Esporte.

A purpurina tem ganhado ainda mais importância nos looks de carnaval. Pensando nessa tendência, o Sesc Nova Iguaçu ganha uma Oficina de Purpurina Ecológica. O objetivo é que os foliões criem sua própria purpurina com pigmentos naturais, já que os microplásticos, partículas minúsculas das quais elas são feitas, não podem ser recolhidas e levam centenas de anos para decompor na natureza. Ainda na onda sustentável, a unidade Tijuca terá Cortejo de Bonecos Gigantes construídos com materiais reaproveitáveis. Além da apresentação, o público também irá confeccionar o seu próprio boneco.

Voltado para o público idoso, a tradição das marchinhas de carnaval de rua do Rio de Janeiro ganha espaço em um baile nas unidades de Nova Iguaçu, Ramos e Copacabana, em um show nostálgico que envolve música, história e muita folia. Para aproveitar toda essa diversão em meio às altas temperaturas do verão, as unidades de São João de Meriti, Tijuca, Ramos e Madureira terão apresentações artísticas sobre os cuidados com a saúde na estação, para ninguém perder nenhuma atividade neste carnaval.



Tags: carnaval, cultura, oficinas, programaçao, rio, sesc

Compartilhe: