ASSINE
search button

Confira 6 curiosidades sobre o Festival de Sanremo

Concurso musical italiano acontece entre 6 e 10 de fevereiro

Compartilhar

A 68ª edição do Festival de Sanremo - mais tradicional evento de música italiana - acontece entre os dias 6 e 10 de fevereiro, no Teatro Ariston, e traz diversas atrações, entre elas a cantora Laura Pausini e o trio Il Volo.

Confira 6 curiosidades sobre o concurso: 

1. Movimento #MeToo chega aos palcos do evento - De acordo com o prefeito de Sanremo, Alberto Biancheri, todo dia haverá discussões sobre a violência contra a mulher. Durante a coletiva de imprensa de apresentação, a atriz e cantora suíça Michelle Hunziker entregou flores aos jornalistas, como forma de chamar atenção para o movimento "Io sono qui" ("Eu estou aqui", em tradução livre).

2. Os custos do festival - De acordo com o diretor da emissora "Rai 1", os custos do festival chegam a 16,6 milhões de euros. Já o lucro do evento é estimado entre 9 milhões e 9,5 milhões de euros - graças principalmente à arrecadação com anúncios publicitários, estimada em 25 milhões de euros.

3. Evento será marcado por homenagens - O pianista e maestro argentino Luis Bacalov será homenageado em uma interpretação de Gianni Morandi, que apresentará o último arranjo escrito pelo maestro, morto em 2017, aos 84 anos, em Roma. Já o trio Il Volo prestará homenagem ao cantor e compositor italiano Sergio Endrigo. Por sua vez, Umberto Bindi e Fabrizio De Andrè serão lembrados pelo cantor Gino Paoli e pelo pianista Danilo Rea, respectivamente. O cantor e compositor Piero Pelù fará tributo ao músico Lucio Battisti. 

4. Prêmio pela carreira - A cantora e atriz italiana Milva receberá o Prêmio pela Carreira da Cidade de Sanremo na noite de quinta-feira (8). Milva, 79 anos, é recordista em participações no festival, com 15. Além disso, colaborou com compositores e músicos europeus como Ennio Morricone, Francis Lai e Mikis Theodorakis. 

5. Festival blindado - O evento contará com 327 câmeras de segurança (no ano passado foram 282), cujas imagens poderão ser controladas por uma sala de operações. 250 agentes circularão ao redor do teatro com detectores de metal, e alguns até portarão câmeras de vídeo. 

6. Laura Pausini - A cantora Laura Pausini sobe aos palcos no primeiro dia do festival (6). Sua carreira de sucesso teve início quando ela venceu na categoria "Novos Talentos" no Festival de Sanremo de 1993. Desde então, já vendeu mais de 70 milhões de discos e possui músicas em italiano, português, espanhol e francês.