Jornal do Brasil

Terça-feira, 14 de Agosto de 2018 Fundado em 1891

Cultura

Basilicata marca prêmio para eleger seu melhor azeite

O 14º concurso "Olivarum" acontecerá na cidade de Matera

Jornal do Brasil

O governo da Basilicata, após proposta do secretário de Agricultura Luca Braia, aprovou as novas diretrizes do concurso "Olivarum", que premia o melhor azeite extravirgem produzido nessa região do sul da Itália.

O prêmio, que está em sua 14ª edição, será realizado em dois dias, 23 e 24 de março, dedicados à valorização do óleo de oliva lucano (gentílico da Basilicata), e acontecerá na Abadia de Montescaglioso, em Matera.

Um dos grandes objetivos do concurso é promover a excelência dos azeites regionais para que eles sejam cada vez mais apreciados pelos consumidores italianos e estrangeiros, além de divulgar a técnica e experiência de degustação do óleo de oliva.

Os concorrentes passarão por testes nas seguintes categorias: melhor variedade única; melhor orgânico; melhor etiqueta e embalagem; "Great productor", reservado apenas para lotes homogêneos; e "Emerging oil", para produtores que participam pela primeira vez do prêmio.

O azeite extravirgem desempenha um papel crucial na economia da Basilicata. A região conta com 5 milhões de oliveiras, distribuídas por 28 mil hectares de terra, com 27 variedades autóctones.



Tags: diretriz, itália, proposta, prêmio, secretaria

Compartilhe: