Jornal do Brasil

Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2018 Fundado em 1891

Cultura

O italiano que 'iluminou' a Torre Eiffel

Jacopozzi foi um engenheiro elétrico que vivia na França

Agência ANSA

A editora francesa Douin lançou um livro sobre a história do engenheiro elétrico italiano Fernand Jacopozzi, responsável pela iluminação da Torre Eiffel, em Paris, em 1925.

O livro, de nome "Jacopozzi: Le magicien de la lumiére" ("Jacopozzi: O mago da luz", na tradução livre) foi escrito por Fabien Sabatès e relata a trajetória do fiorentino desde sua chegada em Paris, em 1900, até sua morte, em 1932.

Sabatès descreve, através de uma vasta documentação, como o italiano iluminou uma cidade, na época "escura", com mais de 250 mil lâmpadas de cores diferentes sob ajuda financeira de André Citroën, fundador da companhia automobilística Citroën.

Além de iluminar a Torre Eiffel, Jacopozzi foi responsável por outros projetos da cidade, como o Arco do Triunfo, a Ópera Garnier, a Place de la Concorde e a Igreja de la Madeleine.

Para alguns especialistas italianos, o engenheiro foi "esquecido" da história francesa por quase um século. Além disso, a capital do país - conhecida como "Cidade Luz" - não possui nenhum tipo de homenagem a Jacopozzi, além da obra de Sabatès.

Tags: engenheiro, fernand jacopozzi, itália, paris, torre eiffel

Compartilhe: