ASSINE
search button

Catherine Deneuve se desculpa com vítimas de abusos

Atriz havia assinado manifesto contra onda de denúncias

Compartilhar

A atriz francesa Catherine Deneuve pediu desculpas a todas as vítimas de violência sexual que se sentiram ofendidas com um manifesto que defende o direito do homem de "importunar uma mulher", firmado por ela e mais 99 signatárias.

Deneuve, 74 anos, sofreu inúmeras críticas ao redor do mundo, dentro e fora de movimentos feministas. Uma semana após a publicação da carta pelo jornal francês "Le Monde", a atriz resolveu se retratar em um novo texto, publicado pelo diário "Libération", no último domingo.

"Eu amo a liberdade. Não gosto dessa característica de nossa época em que todos se sentem no direito de condenar. Uma época em que uma simples denúncia nas redes sociais leva a punição, demissão e, frequentemente, linchamento midiático", declarou, reivindicando também ser tratada como feminista por ter assinado um manifesto a favor do aborto, em 1971.

"Saudações com fraternidade a todas as vítimas de atos repugnantes que possam ter se sentido ofendidas por esse texto no 'Le Monde'. É a elas, e unicamente a elas, a quem peço desculpas", escreveu Deneuve.

O manifesto da atriz foi uma reação aos movimentos que incentivam mulheres a denunciarem casos de violência e assédio sexual. Nele, Deneuve e as outras 99 signatárias afirmam que há um "novo puritanismo no mundo" e defendem a liberdade de os homens "importunarem" as mulheres.