Jornal do Brasil

Sábado, 18 de Agosto de 2018 Fundado em 1891

Cultura

Mostra em Milão reflete papel das casas contemporâneas

As instalações "reinventam" as moradias do século 21

Jornal do Brasil

O prédio da Trienal de Milão inaugurou uma mostra internacional chamada "999, uma coleção de perguntas sobre a vida contemporânea", que apresenta questões sobre as moradias dos dias de hoje, relacionadas às transformações tecnológicas, sociais e econômicas.

A exposição, em cartaz desde 11 de janeiro, inclui uma grande casa que recria ambientes típicos, situações, atividades e relações do cotidiano. O visitante pode percorrer os cômodos interagindo com novas maneiras de "habitar", partindo "de um futuro que, na realidade, já é o presente".

A instalação "Cuculluses", uma habitação luminosa e com um grande tear de cordas pretas e brancas, convida o visitante a uma reflexão. É o cômodo "da alma", produzido pela Escola Superior de Arte e projetado por Pamela Campagna.

De Taiwan, chega uma proposta para tornar mais fáceis as relações em casa e nas cidades, dando destaque para um elemento: uma escada, entendida como uma "ponte" entre os espaços e as pessoas. Já a Nova Academia de Belas Artes retomará o conceito de casas populares, dando visibilidade ao fato de como elas podem proporcionar mais interação entre as pessoas.

E há soluções também para quem compartilha moradias com desconhecidos, como acontece com quem mora em repúblicas, e para pessoas que sofrem com o mal de Alzheimer, que têm a necessidade de um ambiente mais seguro.

A exposição ficará em cartaz até 21 de abril, e os ingressos variam de 6,50 a 12 euros.



Tags: cultura, exposiçao, milao, mostra, tecnologia

Compartilhe: