ASSINE
search button

Itália e França querem melhorar e ampliar 'rota dos vinhos'

Projeto 'Alpine Vineyards' visa melhorar o turismo da região

Compartilhar

Famosas por seus vinhos, a Itália e a França lançaram um novo projeto turístico entre os dois países. Nesta semana, foi apresentado em Saint-Christophe, localizado no Vale de Aosta, norte da Itália, o projeto "Alpine Vineyards", que visa criar e melhorar as rotas turísticas e culturais ao longo dos vinhedos.

O objetivo da iniciativa é renovar as rotas de vinicultura na França e na Itália, com a introdução de novos programas turísticos, degustações, travessias e visitas a castelos e museus. O orçamento será de pouco mais de 2,5 milhões de euros, e até 2020, vão ser realizadas diversas pesquisas pelos locais onde passará a rota turística.

"Essa é uma utilização inteligente dos fundos europeus que fazem com que a Europa se torne mais próxima", disse o presidente da região de Vale de Aosta, Laurent Viérin.

Já o conselheiro metropolitano para o Desenvolvimento de Turim, Dimitri De Vita, ressaltou que "na nossa história comum, há o vinho e a viticultura - e a combinação de vinho e história agora se tornará uma oportunidade turística".

As cidades italianas que vão receber a nova rota turística são: Carema, Pomaretto, Morgex, Donnas e Aymavilles.