ASSINE
search button

Caixa Cultural do Rio de Janeiro promove Semana da Consciência Negra

Compartilhar

Celebrado no dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra é um marco para a representatividade e valorização da história e tradições afro-brasileiras. Para comemorar a data, o Programa Educativo CAIXA Gente Arteira preparou, de 21 a 25 de novembro de 2017 (terça-feira a sábado), uma semana com bate-papos, oficina e minicurso gratuitos dedicados a abraçar diferentes aspectos sobre essa rica cultura.

Importantes objetos na tradição Iorubá, as bonecas Abayomi são produzidas de modo artesanal, a partir de nós, tranças e amarrações que dão forma a um pedaço de tecido. Na Oficina de Bonecas Abayomi, que abre a programação da semana no dia 21 de novembro (terça-feira), das 17h30 às 20h30, os participantes poderão aprender sobre a história de tais artefatos, além de trabalhar as técnicas utilizadas em sua produção. Serão oferecidas 25 vagas voltadas para todos os públicos.

Com o objetivo de aproximar o público do universo abordado por artistas de diversas nacionalidades do continente africano, o minicurso Arte Contemporânea Africana volta seus olhares para a desconstrução de uma África estereotipada, pura e estagnada no tempo. O minicurso acontece nos dias 22 e 23 de novembro (quarta e quinta-feira), das 17h30 às 20h, com a historiadora Juliana Bevilacqua. A atividade é destinada a maiores de 18 anos, e a participação está sujeita a agendamento.

Para os que gostam de viagens e de conhecer diferentes povos, no dia 24 de novembro (sexta-feira), às 19h, será realizado o bate-papo Uma viagem à África Contemporânea: uma conversa sobre a experiência de viajantes. O evento reunirá pessoas que visitaram a África Subsaariana a fim de trocar relatos e comentários sobre as diferenças e semelhanças das culturas africana e brasileira.

Fechando a programação, a Roda de Conversa Gente Arteira de novembro propõe, no dia 25 (sábado), às 15h, um momento de debate e reflexão sobre os espaços de (in)visibilidade nos processos de arte e educação.

Programação da Semana da Consciência Negra: 

Oficina de Bonecas Abayomi

Data: 21 de novembro (terça-feira)

Horário: de 17h30 às 20h30

Local: Oficina 1

Vagas: 25

Classificação indicativa: Livre

Minicurso Arte Contemporânea Africana, com Juliana Bevilacqua

Datas: 22 e 23 de novembro (quarta e quinta-feira)

Horário: de 17h30 às 20h

Local: Oficina 1

Vagas: 25

Classificação indicativa: a partir de 18 anos

*Somente para público agendado pelo e-mail [email protected]

 

Bate-papo Uma viagem à África Contemporânea: uma conversa sobre a experiência de viajantes

Data: 24 de novembro (sexta-feira)

Horário: das 19h às 20h

Local: Cinema 2

Classificação indicativa: Livre

*Somente para público agendado pelo e-mail [email protected]

 

Roda de Conversa Gente Arteira – Espaços de (in)visibilidade nos processos de arte e educação: dentro ou fora?

Data: 25 de novembro (sábado)

Horário: de 15h às 17h

Local: Oficina 1

Público-alvo: Universitários