Jornal do Brasil

Domingo, 20 de Maio de 2018 Fundado em 1891

Cultura

Caixa Cultural do Rio de Janeiro promove Semana da Consciência Negra

Jornal do Brasil

Celebrado no dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra é um marco para a representatividade e valorização da história e tradições afro-brasileiras. Para comemorar a data, o Programa Educativo CAIXA Gente Arteira preparou, de 21 a 25 de novembro de 2017 (terça-feira a sábado), uma semana com bate-papos, oficina e minicurso gratuitos dedicados a abraçar diferentes aspectos sobre essa rica cultura.

Importantes objetos na tradição Iorubá, as bonecas Abayomi são produzidas de modo artesanal, a partir de nós, tranças e amarrações que dão forma a um pedaço de tecido. Na Oficina de Bonecas Abayomi, que abre a programação da semana no dia 21 de novembro (terça-feira), das 17h30 às 20h30, os participantes poderão aprender sobre a história de tais artefatos, além de trabalhar as técnicas utilizadas em sua produção. Serão oferecidas 25 vagas voltadas para todos os públicos.

Com o objetivo de aproximar o público do universo abordado por artistas de diversas nacionalidades do continente africano, o minicurso Arte Contemporânea Africana volta seus olhares para a desconstrução de uma África estereotipada, pura e estagnada no tempo. O minicurso acontece nos dias 22 e 23 de novembro (quarta e quinta-feira), das 17h30 às 20h, com a historiadora Juliana Bevilacqua. A atividade é destinada a maiores de 18 anos, e a participação está sujeita a agendamento.

Para os que gostam de viagens e de conhecer diferentes povos, no dia 24 de novembro (sexta-feira), às 19h, será realizado o bate-papo Uma viagem à África Contemporânea: uma conversa sobre a experiência de viajantes. O evento reunirá pessoas que visitaram a África Subsaariana a fim de trocar relatos e comentários sobre as diferenças e semelhanças das culturas africana e brasileira.

Fechando a programação, a Roda de Conversa Gente Arteira de novembro propõe, no dia 25 (sábado), às 15h, um momento de debate e reflexão sobre os espaços de (in)visibilidade nos processos de arte e educação.

Programação da Semana da Consciência Negra: 

Oficina de Bonecas Abayomi

Data: 21 de novembro (terça-feira)

Horário: de 17h30 às 20h30

Local: Oficina 1

Vagas: 25

Classificação indicativa: Livre

Minicurso Arte Contemporânea Africana, com Juliana Bevilacqua

Datas: 22 e 23 de novembro (quarta e quinta-feira)

Horário: de 17h30 às 20h

Local: Oficina 1

Vagas: 25

Classificação indicativa: a partir de 18 anos

*Somente para público agendado pelo e-mail agendamento@gentearteirarj.com.br

 

Bate-papo Uma viagem à África Contemporânea: uma conversa sobre a experiência de viajantes

Data: 24 de novembro (sexta-feira)

Horário: das 19h às 20h

Local: Cinema 2

Classificação indicativa: Livre

*Somente para público agendado pelo e-mail agendamento@gentearteirarj.com.br

 

Roda de Conversa Gente Arteira – Espaços de (in)visibilidade nos processos de arte e educação: dentro ou fora?

Data: 25 de novembro (sábado)

Horário: de 15h às 17h

Local: Oficina 1

Público-alvo: Universitários



Tags: arte, brasil, consciência negra, cultura, debate, feriado, rio

Compartilhe: