ASSINE
search button

Campânia realiza viagens de trem para homenagear São Pio

Projeto histórico é homenagem aos 49 anos de morte de santo

Compartilhar

Em homenagem aos 49 anos da morte de São Pio, a região da Campânia, na Itália, começou a realizar uma série de viagens "históricas" para mostrar alguns dos lugares mais importantes da vida do padre Pio de Pietrelcina.

A primeira delas foi realizada em Nápoles, na última semana, e ainda serão feitas mais 13 viagens pelas cidades de toda a região. A atração é organizada pela Fondazione FS (Grupo Ferroviário do Estado).

Ao longo dessas jornadas, o trem histórico terá dois pontos de saída, um em Nápoles e outro em Salerno, mas ambos levarão a um único destino final, a cidade de Pietrelcina, local onde nasceu o santo católico.

Segundo o presidente da região da Campânia, Vincenzo De Luca, o projeto movimentará a economia das cidades, já que a demanda pelo serviço é grande. "Temos um enorme patrimônio religioso e se tivermos a inteligência de transformar essas áreas em uma atração turística organizada, acredito que isso criará um fluxo econômico muito importante", disse De Luca.

Além de apreciarem a bela vista do trem, os passageiros vão poder ainda degustar vinhos da região durante a viagem. Ao todo, a região e a FS gastaram cerca de de 20 milhões de euros para reativar a antiga linha férrea para Pietrelcina e para arrumar diversas linhas de trem da região.

Francesco Forgione nasceu em Pietrelcina em maio de 1887 e foi um padre italiano da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Ele faleceu em 1961, em San Giovanni Rotondo, e foi canonizado em 2002 pelo então papa João Paulo II.

Ainda em vida, ele era idolatrado por inúmeros fiéis e era conhecidos por "dons" especiais, como a "leitura de pensamentos" e a capacidade de fazer "curas milagrosas". Ele ainda apresentou as chamadas "chagas de Cristo" por mais de 50 anos.

Confira a programação de viagem As saídas do trem em Nápoles serão nos dias: 1º, 15 e 29 de outubro, 12 e 26 de novembro e, por fim, 10 e 23 de dezembro.

Já em Salerno, o histórico trem partirá nos dias 30 de setembro, 8 e 22 de outubro, 5 e 19 de novembro, e por último, 3 de dezembro.

O trem faz paradas em hotéis nas cidades de Mercato San Severino, Avellino e Benevento.