Jornal do Brasil

Domingo, 27 de Maio de 2018 Fundado em 1891

Cultura

Mostra ‘Baixada Animada 2017’ celebra 100 anos da animação

Evento começa nesta quarta,13 de setembro, em Caxias, com programação gratuita 

Jornal do Brasil

A ’Baixada Animada 2017 - Mostra Ibero-Americana de Cinema de Animação’ começa nesta quarta-feira, 13 de setembro, em Duque de Caxias, levando mais de 70 produções do cinema nacional e internacional (de 10 países) inteiramente de graça!

Em homenagem às comemorações dos 100 anos da animação, além da mostra competitiva, a programação que acontece até a 03 de outubro, conta ainda com uma exposição sobre os 10 anos da Mostra; uma mostra retrospectiva e um fórum voltado para alunos, professores e profissionais da área. O evento vai ocupar cinco locais da cidade: Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola, Teatro Raul Cortez, SOMA HUB, Teatro do Sesi Caxias e Casa Brasil Imbariê.

Axl Rose, de Bruno Caetano é um dos participantes da 'Baixada Animada 2017 - Mostra Ibero-Americana de Cinema de Animação'

Os destaques da programação

Mostra competitiva

A abertura acontece dia 13 de setembro, no auditório da Unigranrio, com a exibição do curta libanês ‘Desculpe, me afoguei’ (Sorry, I drowned), de Hussein Nakhal e David Hachby. O filme, produzido pela organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) em parceria com o estúdio libanês Kawakeb, é inspirado em uma carta (compartilhada nas redes sociais em 2015) supostamente encontrada junto ao corpo de um refugiado sírio, que se afogou no Mar Mediterrâneo. A sessão conta com a presença de Paulo Reis, um médico expatriado que tem vasta experiência com refugiados e com o MSF. 

Ao todo, serão exibidos 73 produções do Brasil e de mais dez países: Argentina, Chile, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Entre os nacionais, destaque para ‘Sob o Véu da Vida Oceânica’, de Quico Meireles (Anima Mundi 2017: Prêmio BNDES, Prêmio Canal Brasil e Prêmio de Melhor Curta-Metragem Brasileiro); ‘Quando os Dias Eram Eternos’, de Marcus Vinícius Vasconcelos (vencedor do Habana Film Festival, Festival de Cinema de Brasília, entre outros).

Na lista dos estrangeiros, temos o premiado curta argentino, ‘Tanguito Argentino’, de Joaquin Braga (vencedor de melhor curta no Hollywood International Film Festival, Los Angeles International Film Festival, entre outros) e os espanhóis ‘Darrel’, de Marc Briones Piulachs e Alan Carabantes Person (melhor curta no Festival Animalada e Clermont Ferrant Short Film Festival), e ‘Morning Cowboy’, de Fernando Pomares (premiado no Festival del Masnou, Neum International Animation Film Festival e River Film Festival).

Os vencedores (categorias nacional e internacional) são escolhidos por um júri especializado. Não há votação do público.

Mostra retrospectiva

O público pode conferir três programas especiais sendo um com audiodescrição, dedicado a deficientes visuais, e outros dois compostos por filmes que conquistaram o prêmio de melhor do ano em edições anteriores e por quatro produções dirigidas pelo animador Marcelo Marão, que este ano receberá o ‘Prêmio Animato’, pelo conjunto de sua obra. O nome do prêmio faz menção ao primeiro filme exibido na Mostra, em janeiro de 2006.

Exposição

Na exposição ‘Baixada Animada - Uma Década no Centenário’, o público vai conhecer um pouco mais sobre a trajetória da Mostra, desde sua primeira edição, realizada em janeiro de 2006, até os dias atuais através de matérias de jornais, imagens e cartazes de filmes premiados. A exposição conta também com uma seção dedicada à animação na publicidade, com a exibição de um trecho do documentário ‘Luz, Anima, Ação’, de Eduardo Calvet, em que destaca peças que se tornaram clássicos da publicidade brasileira.

Fórum

Edição terá o 1º Fórum de Pesquisa e ensino em Animação, voltado para pesquisadores, realizadores, estudantes universitários de graduação e pós (Animação, Cinema e Design) e professores de ensino médio e fundamental, onde serão apresentados 12 trabalhos de pesquisadores e educadores que têm suas linhas de pesquisa ou práticas dedicadas voltadas ao campo da animação. Dias 14 e 15/9 no auditorio da Unigranrio.

Serviço

Oficina de animação

Data: 29, 30, 31 de agosto - 1º e 5 de setembro, das 13h às 17h

Local: Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola (Praça do Pacificador, s/nº, Centro)

Fórum

Datas: 15 e 16 de setembro, das 10h30 às 17h

Local: Teatro Raul Cortez (Praça do Pacificador, s/nº, Centro)

Entrada Franca

Classificação Livre

Exposição

Datas: 19 a 26 de setembro, das 9h30 às 19h30

Local: Teatro Municipal Raul Cortez (Praça do Pacificador, s/nº, Centro)

Entrada Franca

Classificação Livre

’Baixada Animada 2017 - 11ª Mostra Ibero-Americana de Cinema de Animação’

Data: 13 de setembro a 3 de outubro.

Entrada franca

Classificação Etária: Livre

Locais

Teatro Municipal Raul Cortez - Praça do Pacificador, s/nº, Centro

Abertura: 13 de setembro, às 14h

Datas: 19 a 26 de setembro, às 09h30, 14h30 e 19h30

Soma Hub - Rua General Câmara, 18 - 1 - Jardim 25 de Agosto

Datas: 13 a 15 de setembro, às 19h30

Casa Brasil Imbariê - Av. Coronel Sisson, Lt 15 e 16 Qd02 - Imbariê

Datas: de 27 a 29 de outubro, às 10h, 14h30 e 19h

Teatro do Sesi Caxias - Rua Artur Neiva, 100 - Jardim 25 de Agosto

Datas: dias 2 e 3 de outubro, às 9h30 e 14h



Tags: #100anos, animação, cinema, competitiva, exposição, fórum, mostra, retrospectiva

Compartilhe: