ASSINE
search button

Mostra ‘Baixada Animada 2017’ celebra 100 anos da animação

Evento começa nesta quarta,13 de setembro, em Caxias, com programação gratuita 

Compartilhar

A ’Baixada Animada 2017 - Mostra Ibero-Americana de Cinema de Animação’ começa nesta quarta-feira, 13 de setembro, em Duque de Caxias, levando mais de 70 produções do cinema nacional e internacional (de 10 países) inteiramente de graça!

Em homenagem às comemorações dos 100 anos da animação, além da mostra competitiva, a programação que acontece até a 03 de outubro, conta ainda com uma exposição sobre os 10 anos da Mostra; uma mostra retrospectiva e um fórum voltado para alunos, professores e profissionais da área. O evento vai ocupar cinco locais da cidade: Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola, Teatro Raul Cortez, SOMA HUB, Teatro do Sesi Caxias e Casa Brasil Imbariê.

Os destaques da programação

Mostra competitiva

A abertura acontece dia 13 de setembro, no auditório da Unigranrio, com a exibição do curta libanês ‘Desculpe, me afoguei’ (Sorry, I drowned), de Hussein Nakhal e David Hachby. O filme, produzido pela organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) em parceria com o estúdio libanês Kawakeb, é inspirado em uma carta (compartilhada nas redes sociais em 2015) supostamente encontrada junto ao corpo de um refugiado sírio, que se afogou no Mar Mediterrâneo. A sessão conta com a presença de Paulo Reis, um médico expatriado que tem vasta experiência com refugiados e com o MSF. 

Ao todo, serão exibidos 73 produções do Brasil e de mais dez países: Argentina, Chile, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Entre os nacionais, destaque para ‘Sob o Véu da Vida Oceânica’, de Quico Meireles (Anima Mundi 2017: Prêmio BNDES, Prêmio Canal Brasil e Prêmio de Melhor Curta-Metragem Brasileiro); ‘Quando os Dias Eram Eternos’, de Marcus Vinícius Vasconcelos (vencedor do Habana Film Festival, Festival de Cinema de Brasília, entre outros).

Na lista dos estrangeiros, temos o premiado curta argentino, ‘Tanguito Argentino’, de Joaquin Braga (vencedor de melhor curta no Hollywood International Film Festival, Los Angeles International Film Festival, entre outros) e os espanhóis ‘Darrel’, de Marc Briones Piulachs e Alan Carabantes Person (melhor curta no Festival Animalada e Clermont Ferrant Short Film Festival), e ‘Morning Cowboy’, de Fernando Pomares (premiado no Festival del Masnou, Neum International Animation Film Festival e River Film Festival).

Os vencedores (categorias nacional e internacional) são escolhidos por um júri especializado. Não há votação do público.

Mostra retrospectiva

O público pode conferir três programas especiais sendo um com audiodescrição, dedicado a deficientes visuais, e outros dois compostos por filmes que conquistaram o prêmio de melhor do ano em edições anteriores e por quatro produções dirigidas pelo animador Marcelo Marão, que este ano receberá o ‘Prêmio Animato’, pelo conjunto de sua obra. O nome do prêmio faz menção ao primeiro filme exibido na Mostra, em janeiro de 2006.

Exposição

Na exposição ‘Baixada Animada - Uma Década no Centenário’, o público vai conhecer um pouco mais sobre a trajetória da Mostra, desde sua primeira edição, realizada em janeiro de 2006, até os dias atuais através de matérias de jornais, imagens e cartazes de filmes premiados. A exposição conta também com uma seção dedicada à animação na publicidade, com a exibição de um trecho do documentário ‘Luz, Anima, Ação’, de Eduardo Calvet, em que destaca peças que se tornaram clássicos da publicidade brasileira.

Fórum

Edição terá o 1º Fórum de Pesquisa e ensino em Animação, voltado para pesquisadores, realizadores, estudantes universitários de graduação e pós (Animação, Cinema e Design) e professores de ensino médio e fundamental, onde serão apresentados 12 trabalhos de pesquisadores e educadores que têm suas linhas de pesquisa ou práticas dedicadas voltadas ao campo da animação. Dias 14 e 15/9 no auditorio da Unigranrio.

Serviço

Oficina de animação

Data: 29, 30, 31 de agosto - 1º e 5 de setembro, das 13h às 17h

Local: Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola (Praça do Pacificador, s/nº, Centro)

Fórum

Datas: 15 e 16 de setembro, das 10h30 às 17h

Local: Teatro Raul Cortez (Praça do Pacificador, s/nº, Centro)

Entrada Franca

Classificação Livre

Exposição

Datas: 19 a 26 de setembro, das 9h30 às 19h30

Local: Teatro Municipal Raul Cortez (Praça do Pacificador, s/nº, Centro)

Entrada Franca

Classificação Livre

’Baixada Animada 2017 - 11ª Mostra Ibero-Americana de Cinema de Animação’

Data: 13 de setembro a 3 de outubro.

Entrada franca

Classificação Etária: Livre

Locais

Teatro Municipal Raul Cortez - Praça do Pacificador, s/nº, Centro

Abertura: 13 de setembro, às 14h

Datas: 19 a 26 de setembro, às 09h30, 14h30 e 19h30

Soma Hub - Rua General Câmara, 18 - 1 - Jardim 25 de Agosto

Datas: 13 a 15 de setembro, às 19h30

Casa Brasil Imbariê - Av. Coronel Sisson, Lt 15 e 16 Qd02 - Imbariê

Datas: de 27 a 29 de outubro, às 10h, 14h30 e 19h

Teatro do Sesi Caxias - Rua Artur Neiva, 100 - Jardim 25 de Agosto

Datas: dias 2 e 3 de outubro, às 9h30 e 14h