ASSINE
search button

Casa Fiat promove debate sobre nazismo e neorrealismo em BH

Compartilhar

A Casa Fiat de Cultura, que fica em Belo Horizonte (MG), começará no próximo dia 30 de agosto seu ciclo de palestras "Quartas Italianas" com a presença do italiano Riccardo Cassoli, professor de Literatura da Fundação Torino Escola Internacional.

O primeiro encontro terá como tema "Roma, città aperta: a ocupação nazista em Roma e o cinema neorrealista", que analisará o longa que fala sobre a presença dos nazistas na capital italiana durante a Segunda Guerra Mundial junto ao movimento importante do cinema italiano.

O filme "Roma, città aperta" (1945), do diretor Roberto Rossellini, foi filmado dois meses depois da libertação da "cidade eterna" das mãos do Exército de Adolf Hitler. O longa foi premiado no Festival de Ciinema de Cannes de 1946 e tornou-se um marco do neorrealismo do cinema local.

O ciclo de palestras é uma parceria da Casa Fiat de Cultura, da Fundação Torino e do Consulado Italiano em Belo Horizonte, e uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Casa Fiat de Cultura, com o apoio do Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e várias entidades.