ASSINE
search button

Fábio Caramuru realiza concertos gratuitos no Rio

Projeto EcoMúsica Rio une piano,projeções e sons da natureza com temática da preservação ambiental

Compartilhar

O projeto EcoMúsica Rio consiste na realização de 3 concertos gratuitos, nos quais o pianista e compositor Fábio Caramuru irá se apresentar acompanhado por um coro de alunos da Escola Estadual Mauricio Azedo. Os concertos são interativos, com projeções de imagens da natureza e uso de sons da fauna brasileira, lançando foco sobre a temática da preservação ambiental. O projeto pretende estabelecer interações inovadoras entre a música e a natureza,tendo o Rio de Janeiro como protagonista.

O concerto intitulado EcoMúsica - Conversas de um Piano com a Fauna Brasileira será realizadono dia 25 de agosto, no Forte Duque de Caxias, no Leme; dia 13 de setembro, no Teatro I do CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil, na Rua Primeiro de Março, e no dia 15 de setembro, no CCJF – Centro Cultural Justiça Federal, na Cinelândia. As apresentações no CCBB e no CCJF fazem parte da programação artística Música no Museu, considerada a maior série de música clássica do Brasil.

Programa em todos os concertos

Lançamento/Projeção do videoclipe Tico-tico

Bem-te-vi

Quero-quero

Uirapuru

Grilo

Sapo cururu

Anu branco

Projeção do videoclipe Cigarra

Tangará

Araponga

Cigarra

Sabiá

Tico-tico

Fábio Caramuru

Desde 2009, o pianista e compositor Fábio Caramuru desenvolve atividades para abordar a temática da preservação ambiental de uma forma impactante. Os primeiros concertos do projeto EcoMúsica foram apresentados em abril de 2013, no Memorial da América Latina, em São Paulo, abordando os sons e imagens dos cenários naturais da mata atlântica do litoral paulista. Em 2015, foi lançado o CD ‘EcoMúsica | Conversas de um piano com a fauna brasileira’, já em sua terceira tiragem (a segunda, bilíngue, foi encomendada pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e a terceira, pelo selo japonês Flau), trazendo um registro sonoro inovador, no qual o pianista apresenta um diálogo entre o piano e os sons de aves, insetos e um anfíbio, obtidos na Fonoteca Neotropical Jacques Vielliard (FNJV), da Unicamp. Em abril de 2016, o vídeoclipe ‘Cigarra’, gravado no interior do Estado de São Paulo, foi lançado com muito sucesso em um concerto realizado na Sala São Paulo no dia 10 de abril de 2016 e também nas redes sociais.

Serviço: EcoMúsica Rio 2017

Data: 25 de agosto, sexta-feira, às 20h

Local: Forte Duque de Caxias (Auditório Prof. Raul Jobim Bitencourt) - Praça Almirante Júlio de Noronha, s/nº - Leme, Rio de Janeiro

Entrada Gratuita. Distribuição de senhas 1h antes (sujeita à lotação)

Classificação: Livre

Mais informações: (21) 3223-5076

Obs: Não é permitida a entrada de pessoas de chinelo, roupa de banho, short, saia e/ou vestido curto (10cm, ou mais, acima do joelho) e roupa com a barriga de fora ou transparente.

Data: 13 de setembro, quarta-feira, às 12h30

Local: Centro Cultural Banco do Brasil  (Teatro I) - Rua 1º. de Março 66 – Centro

Entrada Gratuita. Distribuição de senhas 1h antes (sujeita à lotação)

Classificação: Livre

Mais informações: (21) 3808-2020

Data: 15 de setembro, sexta-feira, às 15h

Local: Centro Cultural Justiça Federal - Avenida Rio Branco, 241 – Centro

Entrada Gratuita. Distribuição de senhas 1h antes (sujeita à lotação)

Classificação: Livre

Mais informações:  (21) 3261-2550