ASSINE
search button

Savassi Festival chega ao Rio em mais uma edição

Programação acontece nos dias 23 e 24 de agosto, nas salas Cecília Meireles, Bar Semente e Unirio

Compartilhar

O Savassi Festival chega ao Rio de Janeiro dias 23 e 24 de agosto, apresentando ícones do jazz nacional e de Israel em shows na Sala Cecília Meireles e no Bar Semente, com ingressos a partir de R$ 20.

No dia 23, o duo Gilson Peranzetta e Cliff Korman vai se apresentar na Sala Cecília Meireles, seguido do grupo Corda, apresentando o repertório de Astor Piazzolla. No mesmo dia, no Bar Semente, haverá shows do Duo Bebê Kramer e Gabriel Grossi. 

Dia 24 de agosto é a vez do Oded Tzur Quarteto e Shai Maestro Trio mostrarem por que o jazz de Israel vem conquistando espaço no mundo todo, na sala de concertos. Também neste dia, o violonista Zé Paulo Becker encerra a etapa carioca do Savassi Festival com uma apresentação no Semente. 

É a terceira edição do Savassi em território carioca, e a 15ª edição do festival em Belo Horizonte. Paralelo aos shows, haverá dois workshops internacionais em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Uni-Rio. O evento é patrocinado pela Oi, com apoio do Oi Futuro.

“Após seis anos longe da cidade, conseguimos trazer uma parte do Savassi Festival para o Rio de Janeiro”, explica Bruno Golgher, idealizador e organizador do projeto que já reuniu mais de 335 mil pessoas em espetáculos por toda Belo Horizonte. “Pela primeira vez, ocuparemos a Sala Cecília Meireles, templo da música de câmara e do jazz”. 

Novo Jazz de Israel

Oded Tzur Quartet e Shai Maestro Trio são os representantes do país convidados para se apresentarem no Savassi Festival. Oded Tzur é saxofonista e compositor residente em Nova York. Seu trabalho explora as relações entre as tradições clássicas e contemporâneas da música. Ele apresenta seu trabalho em quarteto para mostrar como sua improvisação leva o ouvinte à uma jornada que evoca o contraste entre o silêncio e o som. Shai Maestro iniciou o projeto com seu trio em 2011, e sua trajetória musical modificou-se. Ao lado de seus amigos Jorge Roeder e Ziv Ravitz o músico conseguiu desenvolver uma forte identidade para o grupo que já é amplamente reconhecido no cenário do jazz mundial. 

Baixo e microtonalidade são temas de workshops gratuitos

O peruano Jorge Roeder fará o workshop ‘Contrabaixo’,das 11h às 13h no Auditório CCMJ da UFRJ, no dia 24. Roeder abordará os diferentes papeis que o baixista exerce em um grupo, e vai falar sobre os graus de acompanhamento, o impacto musical da repetição no baixo versus o impacto na abordagem baseada no contraponto. O instrumentista também quer mostrar a importância da clareza, som e sensibilidade, e os caminhos para manter a consistência na execução de notas mais complexas.  Das 10h às 12h, Sala Villa Lobos no Instituto Villa Lobos-Unirio, o músico Oded Tzur fará outro master class gratuito sobre ‘Microtonalidade’.

Confira a programação completa do Savassi Festival: www.savassifestival.com.br

Serviço: Savassi Festival - Rio

Data: 23 e 24 de agosto

Programação completa, ingressos e outras informações em: www.savassifestival.com.br