ASSINE
search button

Paulo Cezar Guimarães lança biografia sobre o jornalista esportivo Sandro Moreyra

Livro reúne 100 depoimentos, dezenas de fotos e contou com a participação de Sandra Moreyra

Compartilhar

O jornalista, professor da Facha e escritor Paulo Cezar Guimarães, o PC, lança, no dia 22 de agosto, às 19h, em General Severiano, a biografia Sandro Moreyra – Um autor à procura de um personagem (Editora Gryphus).

O livro, ao qual PC Guimarães se dedicou nos últimos dois anos, reúne depoimentos inéditos de 100 pessoas, entre parentes, colegas de profissão, ex-jogadores, juízes de futebol e amigos, além de registros fotográficos de momentos importantes da carreira de um dos mais famosos e renomados jornalistas esportivos do Brasil.

A ideia de escrever uma biografia veio da inspiração de PC Guimarães a partir da leitura dos textos leves, inteligentes e bem-humorados escritos por Sandro Moreyra. A publicação apresenta passagens como a homenagem recebida pela turma de 1987 da Facha, da qual outro grande jornalista, Silvio Barsetti, fez parte, e do dia a dia de Sandro no Botafogo, uma grande paixão do homenageado. “Ele chegou a chefiar uma delegação do clube em uma excursão à Europa e, por um jogo, foi o técnico do time de futebol. São histórias incríveis, contadas com muito humor”, explica PC.

A principal colaboradora de PC Guimarães para viabilizar o projeto foi a também jornalista Sandra Moreyra, filha de Sandro, falecida em 2015. Nas diversas reuniões que tiveram durante a pesquisa para o livro, Sandra passou informações preciosas e cedeu as fotos do acervo da família. “O livro não é apenas sobre futebol. Os pais de Sandro eram dois intelectuais de esquerda, fato que levou o nosso homenageado a conviver com escritores, profissionais da imprensa e personagens que fizeram história. O Sandro do livro é um jornalista envolvido com política, apaixonado pela Estação Primeira de Mangueira, que tinha duas filhas e foi casado por três vezes”, finaliza PC.

PC Guimarães

Jornalista e professor universitário, PC foi repórter especial e assistente de editor no jornal O Globo, assessor de comunicação da Souza Cruz, e sócio-diretor de uma agência de comunicação. Ao longo da carreira, PC conquistou 12 prêmios da Associação Brasileira de Comunicação (Aberje). É o autor dos livros Jogo do Senta: a verdadeira origem do chororô (Editora Livros de Futebol -2014) e Edição de Impressos, sobre jornalismo (Faculdades CCAA – 2010). Além disso, é o autor do Blog do PC e editor de um blog sobre o Botafogo no site do Jornal do Brasil.

Serviço: Lançamento do livro Sandro Moreyra – Um autor à procura de um personagem 

Data: 22 de agosto, às 19h

Local: Salão nobre de General Severiano - Av.Venceslau Brás, 72, Botafogo