Jornal do Brasil

Domingo, 22 de Outubro de 2017

Cultura

Editora da Unesp relança 'Políticas culturais e povos indígenas'

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“Há políticas culturais para os índios e há políticas culturais dos índios. Não são a mesma coisa”, afirma a antropóloga Manuela Carneiro da Cunha, organizadora, juntamente com Pedro de Niemeyer Cesarino, do livro Políticas culturais e povos indígenas, ganhador do Prêmio Jabuti em 2015 na categoria Ciências Humanas, que recebe agora nova impressão. 

O livro reúne 19 ensaios que procuram distinguir e debater as políticas culturais feitas para os índios, as feitas pelos índios e aquelas que de alguma maneira os envolvem. São observadas não apenas tais políticas, mas também seus pontos de cruzamento e seus efeitos conjugados. 

Livro traz 19 ensaios que debatem as políticas culturais para povos indígenas
Livro traz 19 ensaios que debatem as políticas culturais para povos indígenas

São efeitos às vezes claros e às vezes sutis. Por isso, a obra é assentada em etnografias. Seu valor, portanto, é acautelar-se diante de generalizações. “Se há semelhanças, sem dúvida, entre sociedades indígenas no Brasil, até entre aquelas distantes no espaço e linguisticamente desconectadas, essas conexões não resultam em homogeneidade. Não se podem generalizar conclusões”, alerta a organizadora da obra, num elogio do estranhamento. É dessa perspectiva que se desenvolve esse livro, ao apontar o insólito sob a aparência do familiar, permitindo-nos exercitar a capacidade de estranhar. 

O direito dos índios de formular suas próprias políticas culturais só foi instituído com a Constituição de 1988. Até então, os projetos existentes visavam ao que se entendia como a “integração” das populações indígenas. Mas “integração” não passava de um eufemismo para um programa de assimilação cultural e de dissolução étnica, afirmam os autores.

Dirigido a quem se envolve em políticas culturais, o livro levanta e comenta difíceis questões como: Qual são as relações adequadas entre a escola e as sociedades indígenas, entre o saber que capacita os índios a melhor se mover na sociedade brasileira e os conhecimentos e práticas tradicionais que se quer valorizar, entre uma tradição oral e uma tradição escrita? É possível ensinar “cultura” na escola? 

Tags: brasil, cultura, debate, direitos, pesquisa, povos indígenas, universidade

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