ASSINE
search button

Cris Braun e Dinho Zampier lançam nas plataformas digitais o disco 'Filme'

Compartilhar

Depois da fábula, o filme. Em 2015, a cantora Cris Braun pensava em realizar um novo álbum, o quarto de sua carreira solo — o anterior, Fábula, saíra em 2012. Convidou o tecladista, produtor e arranjador Dinho Zampier (metade da dupla Figueroas) para a empreitada, que acabou mudando de rumos: surgia ali Filme, projeto de Cris e Dinho que é uma trilha sonora imaginária para um filme que não existe.

“O desejo de compor uma trilha sonora foi o ponto de partida. E, como não havia nem haverá o filme, usamos a narrativa musical-sonora como fio condutor, e não uma história ou roteiro de texto. O que, por outro lado, nos deu bastante liberdade para imaginar e permitir que o ouvinte também imagine a história que quiser”, explica a cantora.

A trama que a dupla conta está nas entrelinhas dos climas das vinhetas e dos temas destes personagens imaginários. E esses climas são criados em gêneros variados que passam por psicodelias setentistas, jazz, pop futurista, folk e ritmos nordestinos. “Ninguém sabe se é uma história, um sonho ou um delírio”, instiga Cris Braun. Com 11 faixas, o disco teve nove músicas compostas especialmente para ele, com exceção de “Escorpiões”, de Alvin L, do repertório dos Sex Beatles (banda cult do anos 90, onde Cris era vocalista) e “Sento in seno ch'in pioggia di lagrime”, releitura a la Dave Brubeck de uma ária da ópera Tieteberga, de Antonio Vivaldi. Uma espécie de ensaio aberto em Maceió, no fim de 2016, deu uma prévia do que seria o trabalho.

O disco foi produzido por Cris Braun e Dinho Zampier, que também ficou responsável pelos teclados e programações. Amigos de longa data, os músicos e produtores Sacha Amback e Billy Brandão foram convidados para produzir uma faixa cada: “Harpia” e “Cheio”, respectivamente. O trabalho ainda contou com Toni Augusto (guitarras, violão e guitarlele), Ykson Nascimento (baixo), Thiago Herculano (violino), Alisson Paz (bateria) e Walter Costa (programações adicionais).

Para ouvir o disco e baixar fotos em alta resolução: www.crisbraun.com.br

Foi o grande (em todos os sentidos) Sergio Leone quem percebeu que há trilhas sonoras tão inspiradoras que elas podem preceder as imagens. Sua simbiose artística com o gênio Morricone era tamanha que em dado momento ele resolveu filmar inspirado pela música, composta antes do filme ser rodado.O que Cris Braun nos propõe com seu novo disco em parceria com Dinho Zampier é um convite a montarmos na cabeça nosso próprio filme. Quem seria Doña Rita de Quevedo, uma Amelie Poulain dos trópicos? Dá pra imaginar os Sex Beatles congelados no tempo e ressuscitados no futuro, transformados em caubóis do apocalipse com seus escorpiões de estimação?“Cheio” é poesia robótica concreta na rota Paris,Texas-Saturno, para logo dar lugar ao coro e guitarra da “Harpia” com sabor de spaghetti morriconiano. São curtas e longas metragens que nos fazem enxergar Deus e o Diabo na terra vermelha do Nordeste futurista e até mesmo um encontro de Vivaldi e Georges Delerue. Porque, afinal, um filme imaginário é assim: Truffaut encontra Glauber, que viaja na nave espacial de Jodorowsky, para no fim todos se encontrarem nas alagoas cariocas de Cris Braun e Dinho Zampier.

Marcelo Janot, crítico de cinema e DJ