ASSINE
search button

Convidada da Flip, Leila Guerriero falará sobre os limites da ficção e não-ficção

Compartilhar

Considerada uma das principais vozes do novo jornalismo latino-americano, a argentina Leila Guerriero foi convidada para participar da próxima Festa Literária Internacional de Paraty, onde falará no sábado (29), sobre os limites da ficção e não-ficção. 

Leila lançou no Brasil “Uma história simples”, livro que narra a saga de um dançarino que passa anos se preparando para vencer o Festival Nacional de Malambo de Laborde, no interior da Argentina. A autora se interessou pela história ao ler uma nota num jornal sobre o concurso.

No livro, Leila narra seu assombro ao descobrir como o festival, praticamente desconhecido no país, leva centenas de pessoas, entre competidores, seus familiares e jurados, a essa pequena localidade, na província de Córdoba, na Argentina. O campeão vive seu momento de glória e, ao mesmo tempo, o fim de sua trajetória em Laborde, já que, ao vencer a peleja, não poderá mais participar de outra competição do gênero.

Mas não é só isso: o sapateado dos “gaúchos” argentinos exige treinamento árduo, pois, durante os quase cinco minutos de apresentação, o dançarino precisa manter a velocidade de um campeão olímpico dos 100 metros rasos. Não raro, eles deixam o palco com feridas nos pés e voltam para uma segunda apresentação suportando a dor. Quase todos vêm de famílias humildes e trabalham duro para conseguir pagar as horas de treino. Então, indaga Leila, durante o tempo em que acompanha o campeão Rodolfo González Alcántara de perto, por que competir em Laborde? 

“Essa espécie de sacrifício, de alcançar a posição máxima para perdê-la, me passa uma sensação completamente trágica, e, por isso, magnética”, conta Leila, em entrevista ao blog da editora.

Com uma prosa literária, Leila narra a história em primeira pessoa, compartilhando com o leitor suas dúvidas e seu fascínio sobre os personagens. 

Leila Guerriero nasceu em 1967, na província de Junín, em Buenos Aires, Argentina. Sua carreira jornalística teve início em 1991. Desde então, seus textos vêm sendo publicados em importantes veículos, como La Nación e Rolling Stone (Argentina), El País e Vanity Fair (Espanha), Granta (Reino Unido), Internazionale (Itália) e muitos outros. Em 2010, recebeu o Premio Nuevo Periodismo CEMEX+FNPI e, em 2013, o Prêmio González-Ruano de Jornalismo, concedido pela Fundação MAPFRE. Uma história simples é seu primeiro livro publicado pela Bertrand Brasil.