Jornal do Brasil

Quinta-feira, 21 de Setembro de 2017

Cultura

São Cristóvão ganha festa em sua homenagem no centro do Rio

Jornal do Brasil

A festa junina no Beco das Sardinhas fez fama e o carioca pediu bis. Todo mês o grupo Festejos Cariocas e o Casa Porto organizarão um evento em algum lugar da cidade com a intenção de ocupar as ruas, e levar o carioca a frequentar mais os seus espaços. 

No próximo sábado (22), de 10h as 22h, será a vez de celebrar São Cristóvão, um bairro simbólico do Rio de Janeiro desde a sua ocupação pela Família Real, na semana de seu santo padroeiro. O evento acontecerá na Rua da Igrejinha, na Praça Padre Séve. 

A homenagem ao santo contará com uma aula pública, seguida de uma missa a céu aberto com o padre da paróquia de São Cristóvão. Logo após, uma homenagem a Paulo César Pinheiro, ex-morador, com a Orquestra de Atabaques Alabe Fun Fun & Obiri Kirin (com vinte e seis ogans) e Marina Íris convidando a Roda do Bip Bip. Finalizando com um baile do projeto Pirarucu Psicodélico com Os Piras + Dibob celebrando os ritmos do Norte, como carimbó, marujada, cumbia, merengue e siriá. Para o público infantil vai ter campeonato de golzinho, jogos de tabuleiro, gincana e palhaçaria. 

Educandário Gonçalves de Araújo em São Cristóvão
Educandário Gonçalves de Araújo em São Cristóvão

Tudo isso abraçados por uma quermesse com cervejas artesanais, comidaria, bebidinhas, doçuras, rouparia, livraria e arte de rua em barraquinhas e em kombis e trailers, pegando a benção com o protetor dos motoristas. A Defensoria Pública também estará presente com sua ação social.

“Uma festa com tudo que tem direito e para passar o dia inteiro, com a família toda. E você ainda tem a chance de ver a entrada do túnel que, diz a lenda na paróquia, D. Pedro I usava para visitar sua amante, a Marquesa de Santos.”, diz Raphael Vidal, idealizador do movimento Festejos Cariocas, que contará, no próximo evento, com a parceria da Paróquia de São Cristóvão e Feira Independente de Qualquer Coisa.

Um ônibus circulará gratuitamente entre o metrô São Cristóvão e a festa das 10h às 22h, com guia de turismo contando parte da história local.

Tags: centro, cultura, festa, homenagem, rio, santo, sao cristovao

Compartilhe: