ASSINE
search button

Obra reúne as melhores entrevistas da revista 'Cult'

Em comemoração aos 20 anos, publicação lança livro com nomes do mundo intelectual

Compartilhar

Voltada às áreas da arte, cultura, filosofia, literatura e ciências humanas, a revista CULT publicou centenas de entrevistas  ao longo de suas duas décadas  , e a riqueza desse material deu origem ao livro CULT 20 anos: Melhores Entrevistas, publicado pela Autêntica Editora no ano em que também completa 20 anos.

Organizado pela jornalista e diretora da revista Daysi Bregantini e pelo editor Welington Andrade, o livro apresenta trinta entrevistas com nomes como Hilda Hilst, Nicolau Sevcenko, Judith Butler, Vladimir Safatle, Lars von Trier, Naomi Klein e Ferreira Gullar, dentre outros.

Para Daysi Bregantini, uma das contribuições do jornalismo cultural é ajudar a preservar e aprimorar a cultura. “As entrevistas aqui reunidas foram selecionadas com muito cuidado entre as centenas que foram publicadas ao longo dessas duas décadas e permanecem atuais, esclarecedoras, vigorosas”, comenta.

O filósofo e compositor Francisco Bosco assina o texto de orelha, evidenciando a importância do gênero entrevista e suas singularidades. Para ele, “(...)Neste livro, os entrevistadores via de regra conhecem bem a obra dos entrevistados. Isso propicia o alto nível das conversas - e chega a produzir momentos extraordinários, como o diálogo com o poeta Manoel de Barros”.

Criada em 1997, a revista CULT nasceu com o objetivo de debater e refletir, em parceria com a pesquisa acadêmica, o conhecimento também como ação para a cidadania.  Contando com a contribuição regular de  renomados intelectuais ligados à vida acadêmica e jornalistas de sólida trajetória profissional, a revista chegou em junho último a sua   224ª edição.

Com uma foto de Che Guevara estampada em sua edição de estreia, a CULT já manifestava seu ideal de guerrilha e resistência em prol do pensamento e da reflexão. A revista milita pela cultura que transforma, e como Daysi Bregantini afirmou, citando o poeta José Paulo Paes, em seu primeiro editorial, na edição n. 57, “cultura não é o que entra pelos olhos, é o que modifica o olhar”.

 

“A questão que domina verdadeiramente meu pensamento há muito tempo – e ainda mais nos dias de hoje – é que quando eu nasci havia 1,5 bilhão de habitantes sobre a Terra. Quando entrei para a vida ativa profissional e fui morar com os bororo e os nambikwara, dois bilhões, e agora há seis bilhões. Em poucos anos, serão oito ou nove. Aos meus olhos, esse é o problema fundamental

do futuro da humanidade e, pessoalmente – embora isso não tenha importância porque eu não estarei mais aqui –, eu não vejo muita esperança para um mundo assim tão cheio.”

Claude Lévi-Strauss

 

“A feminilidade é uma construção de estilo.”

Maria Rita Kehl

 

“Eu diria que a ficção para mim, não sendo uma carreira, é o recurso que eu tenho para expressar minhas dúvidas, minhas perplexidades, minhas ilusões, minhas decepções.”

José Saramago

 

O fato de eu ser crítica não significa que invalido o partido que vi nascer e que foi a condição do estabelecimento da democracia no Brasil, porque foi o único que introduziu a ideia

de direitos sociais, políticos e culturais.”

Marilena Chaui

 

“Eu questiono porque não basta ser.”

Mano Brown

 

“Grande parte do meu trabalho se dedica a compreender o que frases como ‘ser uma lésbica’ possam significar. Sim, sou chamada assim, e chamo-me assim em algumas ocasiões, mas

não estou certa de que a expressão me descreve no nível do ser!”

                                                                                                          Judith Butler