ASSINE
search button

Salina (a última vértebra) estreia dia 6 de julho na Caixa Cultural 

Compartilhar

Uma história atemporal e universal, o mais novo projeto do grupo Amok Teatro, Salina (a última vértebra), faz sua estreia na CAIXA Cultural Rio de Janeiro em temporada de 6 a 30 de julho de 2017. Com direção de Ana Teixeira e Stephane Brodt, e coreografia de Tatiana Tiburcio, a peça dá vida ao texto do autor francês Laurent Gaudé e propõe um mergulho numa África ancestral ao abordar o exílio, o ódio e o perdão. As apresentações serão realizadas de quinta a domingo, no horário de 19h nas quintas e sextas e às 18h nos sábados e domingos.

Salina (a última vértebra) conta a saga da personagem que dá nome ao espetáculo. Casada à força e violada por seu marido, ela dá à luz Mumuyê Djimba, um filho que ela detesta tanto quanto o pai. Quando seu marido se encontra agonizante num campo de batalha, Salina vive isso como uma libertação. Mas, acusada de deixar o esposo morrer, ela é banida de sua cidade e exilada no deserto.  Da sua ira e desejo de vingança, nasce Kwane, que trava uma guerra com seu irmão, Djimba. Uma reviravolta surpreendente acontece no destino de Salina e da areia e das lágrimas, nasce o perdão.

Criado pelo Amok Teatro, o espetáculo foi concebido através da formação de atores com oficinas, pesquisas de linguagem cênica, além de intercâmbio e ensaios. O projeto pretende ultrapassar o âmbito da estética e gerar espaços de reflexão através de uma história que vai da tragédia grega à epopeia africana.