ASSINE
search button

'El País': Corpo de Salvador Dalí será exumado para esclarecer dúvidas sobre paternidade

 Pintor morreu em 1989 e está enterrado no Museu Dalí em Figueres

Compartilhar

Matéria publicada nesta segunda-feira (26) pelo jornal espanhol El País conta que a Justiça de Madrid ordenou que os restos mortais do pintor Salvador Dalí, que morreu em 1989, sejam exumados para determinar um caso de paternidade.

Segundo a reportagem o pintor espanhol está enterrado no Museu Dalí em Figueres, a sua cidade natal. O exame de DNA deverá comprovar se Dalí é o pai de Pilar Abel Martínez, já que não há existem vestígios biológicos nem provas suficientes para chegar a uma conclusão.

Segundo o tribunal, "é necessária a prova biológica na investigação da paternidade de Maria Pilar Martínez a respeito de D. Salvador Dalí Domenech".

O diário acrescenta que Pilar Abel Martínez nasceu em Figueres em 1956 e desde 2007 luta para ser reconhecida como filha de Dalí. A mãe lhe contou que teve um relacionamento secreto com o pintor na cidade de Port-Lligat, onde Dalí viveu durante alguns anos.

Em 1955, a mãe de Pilar saiu da cidade, onde trabalhava como empregada doméstica de uma família, casou-se e meses depois teve a filha. Caso se comprove que Pilar é filha de Dalí, a mulher poderá adotar o sobrenome do pintor e receber direitos autorais pelas obras do pai, finaliza El País.

> > El País