ASSINE
search button

Galeria de Artes da UFF inaugura mostra coletiva 'Outras Matrizes, Novas Poéticas'

Compartilhar

A Galeria de Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF) inaugura nesta quinta-feira (25), às 19h, a exposição Outras Matrizes, Novas Poéticas. Trata-se de uma mostra coletiva composta por doze artistas gravadores do eixo Rio-Niterói. Com entrada gratuita, a exposição segue até o dia 2 de julho.

Unidos pelo significado da palavra matriz, aquilo que dá origem a outras coisas, os trabalhos apresentam repertórios e técnicas diferentes. Os artistas Darío Ramírez, Ivar Rocha, Julio Castro, Karina Felipe, Marcos Abreu, Maria Lídia Magliani, Monica Contreras, Natali Tubenchlak, Pablo Duarte, Ricardo Queiroz, Sérgio Torres e Zé Igino reafirmam o modo tradicional de fazer gravura e também se propõem a experimentar novos processos de trabalho.

Outras Matrizes, Novas Poéticas, com curadoria de Bruna Araújo e Michaela Blanc, reúne gravadores de diferentes gerações. "A ideia da exposição é apresentar tanto uma produção feita de forma clássica, por artistas mais experientes, mas também novas formas de gravar e se relacionar com a gravura", explica a curadora e produtora Bruna Araújo.

Cada indício da ação de gravar da exposição apresenta os artistas lidando com o seu modo de fazer, de gestos, materiais e possibilidades. Os trabalhos são pautados por questões ecológicas, de gênero, ou puramente técnicas, e o conjunto busca indicar ao espectador as várias maneiras de se produzir e, principalmente, olhar um trabalho de gravura.

Galeria de Arte UFF fica na Rua Miguel de Frias, número 9, em Icaraí, Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A mostra fica aberta para visitação de de segunda a sexta, das 10h às 21h, e nos sábados e domingos, das 13h às 21h, entre 26 de maio e 2 de julho.