Jornal do Brasil

Domingo, 20 de Agosto de 2017

Cultura

Galeria de Artes da UFF inaugura mostra coletiva 'Outras Matrizes, Novas Poéticas'

Jornal do Brasil

A Galeria de Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF) inaugura nesta quinta-feira (25), às 19h, a exposição Outras Matrizes, Novas Poéticas. Trata-se de uma mostra coletiva composta por doze artistas gravadores do eixo Rio-Niterói. Com entrada gratuita, a exposição segue até o dia 2 de julho.

Unidos pelo significado da palavra matriz, aquilo que dá origem a outras coisas, os trabalhos apresentam repertórios e técnicas diferentes. Os artistas Darío Ramírez, Ivar Rocha, Julio Castro, Karina Felipe, Marcos Abreu, Maria Lídia Magliani, Monica Contreras, Natali Tubenchlak, Pablo Duarte, Ricardo Queiroz, Sérgio Torres e Zé Igino reafirmam o modo tradicional de fazer gravura e também se propõem a experimentar novos processos de trabalho.

Outras Matrizes, Novas Poéticas, com curadoria de Bruna Araújo e Michaela Blanc, reúne gravadores de diferentes gerações. "A ideia da exposição é apresentar tanto uma produção feita de forma clássica, por artistas mais experientes, mas também novas formas de gravar e se relacionar com a gravura", explica a curadora e produtora Bruna Araújo.

Cada indício da ação de gravar da exposição apresenta os artistas lidando com o seu modo de fazer, de gestos, materiais e possibilidades. Os trabalhos são pautados por questões ecológicas, de gênero, ou puramente técnicas, e o conjunto busca indicar ao espectador as várias maneiras de se produzir e, principalmente, olhar um trabalho de gravura.

"Livro de Histórias", da artista Maria Lídia Magliani, é uma das gravuras da exposição
"Livro de Histórias", da artista Maria Lídia Magliani, é uma das gravuras da exposição

Galeria de Arte UFF fica na Rua Miguel de Frias, número 9, em Icaraí, Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A mostra fica aberta para visitação de de segunda a sexta, das 10h às 21h, e nos sábados e domingos, das 13h às 21h, entre 26 de maio e 2 de julho.

Tags: Arte, Niterói, Rio de Janeiro, agenda, exposição, gravura

Compartilhe: