ASSINE
search button

Livro relata os minutos finais de Titanic

Lançamento da Vestígio conta com detalhes um dos maiores dramas da história do século XX

Compartilhar

Oceano Atlântico Norte, 14 de abril de 1912. O relógio do maior navio do mundo marca 23h40, o instante em que um iceberg sela seu destino final. Maquinário, cartão, taças de cristal, pianos e joias submergem na água escura e gélida a quase quatro quilômetros de profundidade. A cronologia definitiva das horas finais do Titanic está no lançamento da editora Vestígio, editora do Grupo Autêntica.

Mais de um século depois, a história do naufrágio segue exercendo fascínio no imaginário mundial. As curiosidades sobre dezenas de passageiros e membros da tripulação estão reunidas no livro de Jonathan Mayo, que conta toda a história oferecendo uma experiência em tempo real da tragédia.

Entre os detalhes surpreendentes do navio mais famoso do mundo, o leitor encontrará a história de Masabumi Hosono, único passageiro japonês do navio e que foi duramente criticado pelo governo e pela sociedade do Japão por ter conseguido sobreviver ao naufrágio; trechos de depoimentos dos inquéritos instaurados para apurar as circunstâncias da tragédia nos EUA e na Inglaterra; e até a inspiração para a famosa cena da proa de Jack e Rose no filme de James Cameron (1997).

Além do relato minuto a minuto, a obra também traz um glossário de termos náuticos, uma lista dos personagens principais, um infográfico com mapa interno do navio e algumas imagens em preto e branco que auxiliam na leitura e compreensão dos fatos. Nascido de um programa de rádio de três horas para a BBC Radio 2, produzido como um marco do centenário do naufrágio, o livro conta uma parte da história de Titanic nunca antes revelada.

Jonathan Mayo entrou para a BBC em 1987, trabalhando no rádio e em seguida na televisão e recebendo prêmios por seus documentários. Ele é o autor de The Assassination of JFK: Minute by MinuteD-Day: Minute by Minute e de Titanic: Minute by Minute. Vive em Surrey com a esposa e o filho.