Jornal do Brasil

Domingo, 30 de Abril de 2017

Cultura

Los Carpinteros ganham grande exposição individual no CCBB-RJ

Jornal do Brasil

Prepare-se para encantar-se e intrigar-se com a exposição Los Carpinteros: Objeto Vital, com obras inusitadas e cheias de significados produzidas com a utilização criativa da arquitetura, da escultura e do design, por um dos coletivos de arte mais aclamados da atualidade.

Com instalações grandiosas, Los Carpinteros – os cubanos Marco Castillo e Dagoberto Rodríguez – são conhecidos pelo forte apelo social das obras e pela crítica ácida, sagaz e bem-humorada. Os artistas questionam a utilidade das coisas e exploram o choque entre função e objeto. A exposição estreia no Rio de Janeiro em 3 de maio, depois de percorrer São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. O público poderá conferir o melhor da arte contemporânea cubana até o dia 1 de agosto.

A exposição é composta por mais de 70 obras: desenhos, aquarelas, esculturas, instalações, vídeos e obras site specific. O público poderá acompanhar todas as fases do coletivo, desde a década de 1990 até obras inéditas, feitas especialmente para a exposição no Brasil, a partir de ideias e desenhos anteriores. A curadoria é de Rodolfo de Athayde, da Arte A Produções.

A exposição é composta por mais de 70 obras
A exposição é composta por mais de 70 obras

“O objeto será o protagonista desta exposição, forçado a uma constante metamorfose pela ideia artística: imaginado em desenhos, projetado e testado nas maquetes tridimensionais ou alcançando sua vitalidade máxima como utopia realizada nas grandes instalações”, descreve o curador.

Fundado em 1992, o coletivo reunia Marco Castillo, Alexandre Arrechea e Dagoberto Rodriguez. O nome foi atribuído aos artistas por alguns de seus colegas, em virtude da empatia com o material trabalhado e com o ofício que foi resgatado como estratégia estética.

Em 2003, Alexandre Arrechea deixou o grupo e Marco e Dagoberto deram continuidade ao trabalho. 

CCBB Rio de Janeiro: de 3 de maio até01de agosto de 2017

Tags: banda, cantor, cultura, filme, Free, literatura, música, teatro

Compartilhe: