ASSINE
search button

Justiça proíbe execução e divulgação de música cantada por Gusttavo Lima

Compartilhar

A juíza Maria Cristina de Brito Lima, da 6ª Vara Empresarial da Capital, concedeu tutela de emergência proibindo que os réus Sigem Sistema Globo de Edições Musicais LTDA (Som Livre), Nivaldo Batista Lima, popularmente conhecido como Gusttavo Lima, a Balada Eventos LTDA e a Google Brasil Internet LTDA executem, divulguem ou comercializem, por meio físico ou digital, a música "Que Mal te Fiz Eu", sob pena de multa diária de R$ 10 mil. Segundo a decisão, devem ser recolhidos todos os exemplares dos CDs "Ô Sofrência" e "Arena pop 2015". A ação foi movida pelo músico português Francisco Manuel de Oliveira Landum, conhecido como Ricardo Landum.

"Sendo evidente a probalidade do direito autoral alegado, bem como o perigo de dano ao resultado útil deste feito, defiro a tutela de urgência requerida para o fim de determinar que: a) os Réus se abstenham de comercializar, utilizar e/ou divulgar seja por meio físico e ou digital a versão da música com a letra alterada, sob pena de multa diária que fixo em R$ 10.000,00 (dez mil reais), bem como b) sejam recolhidos pelo Sr. Oficial de Justiça todos os exemplares dos CDs "Ô Sofrência" e "Arena Pop 2015", que se encontrem nos depósitos da 1a Ré, ficando o Autor como fiel depositário dos estoques, conforme termo de compromisso assinado quando do recebimento dos itens pelo Sr. Oficial de Justiça", destacou a juíza.

Em outubro de 2008, a música "Quem Mal que fiz eu (Diz-me) foi registrada na Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), sendo autorizada a utilização sem exclusividade, mas com alerta de que a obra não poderia sofrer qualquer tipo de transformação, adaptação e/ou arranjo, seja na letra ou na melodia. De acordo com os autos processuais, o cantor Gusttavo Lima, alterou a letra original sem a devida autorização e suprimiu a seguinte estrofe: ´não entendo, porque me desprezas e de mim te afastas, como se eu fosse um pedinte sim'.

Na decisão, a magistrada também marcou audiência de conciliação entre as partes para o dia 4 de maio.