ASSINE
search button

“Jardim de Guerra”, de Neville D´ Almeida, será exibido no Rio de Janeiro após quase 50 anos

Filme foi recolhido pela censura em 1968

Compartilhar

O filme “Jardim de Guerra” (1968), de Neville D´ Almeida, será exibido no dia 29 de março, às 20h30, no Cine Joia, em Copacabana, quase 50 anos após sua produção. Recolhido pela censura em 1968, o filme será apresentado ao público por ocasião da exposição “Permissão para falar”, que tem curadoria de Fernanda Lopes e está em cartaz na galeria Athena Contemporânea até o dia 1 de abril de 2017. 

A exibição do filme “Jardim de Guerra” será precedida do curta-metragem “Redenção” (2017), que tem direção de Neville D'Almeida e Joaquim Haickel, e seguida de debate com o diretor Neville D'Almeida, a curadora Fernanda Lopes e a artista plástica Laura Belém, uma das artistas da exposição “Permissão para falar”, cujo trabalho motivou a exibição do filme. Na mostra, a artista apresenta a obra “Hoje tem cine” (2015), em que cria letreiros em neon com títulos dos filmes que marcaram a história do Cine Palladium, um dos cinemas mais importantes de Belo Horizonte. Dentre estes filmes, está o “Jardim de Guerra”, apresentado pela primeira vez no cinema mineiro.

“Jardim de Guerra” é o primeiro filme do cineasta Neville D'Almeida, com argumento e roteiro do cineasta com Jorge Mautner. O longa foi proibido e interditado e jamais exibido comercialmente. Preste a completar 50 anos, o filme inaugurou a quinzena dos Realizadores do festival de Cannes, em 1969, foi premiado no festival de Brasília e exibido em vários festivais na Europa. Foi consagrado como um dos ícones do cinema experimental e do cinema de invenção.